Fernando Cabrita vence Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica

ouvir notícia

Fernando Cabrita, com a obra “Ode à liberdade e outros poemas”, venceu a edição portuguesa do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica, no valor de 2500 euros, entre 89 obras a concurso, foi hoje anunciado.

O Prémio Poesia Palavra Ibérica foi instituído há três anos pelas edilidades de Vila Real de Santo António e de Punta Umbría (Andaluzia) e visa distinguir, anualmente, uma obra em espanhol e outra em português na área da poesia, contando com o apoio do Sulscrito – Círculo Literário do Algarve.

Na edição deste ano foram ainda atribuídas menções honrosas aos originais “Um coração simples”, de Daniel Gonçalves, e “Sonetos de pasmo, esperança e solidão», de Joaquim da Conceição Barão Rato.

- Publicidade -

O júri do Prémio foi constituído por José Carlos Vilhena Mesquita (em representação da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve), João Carlos Firmino Andrade Carvalho (da Universidade do Algarve) e Rogério Silva (editora Gente Singular).

Segundo nota da Câmara do sotavento algarvio, o galardão tem “como objetivos contribuir para uma maior aproximação entre Portugal e Espanha, estabelecer laços que identifiquem Vila Real de Santo António e Punta Umbría como partes de um território comum no conjunto da Península Ibérica e promover a criação literária e o conhecimento da poesia nas duas línguas”.

O galardão será entregue em cerimónia a agendar em Vila Real de Santo António. As duas obras vencedores – em português e espanhol – serão publicadas na coleção “Palavra Ibérica”, em edição bilingue.

Nas anteriores edições os vencedores foram Amadeu Baptista, com “Sobre as imagens”, e Maria do Sameiro Barroso, com “Uma ânfora no horizonte”.

JA/AL

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.