Festival celebra “a melhor batata-doce do mundo”

ouvir notícia

.

Cozida, frita ou assada, numa feijoada, numa sopa ou num doce caseiro…! Atualmente, são quase infinitas as utilizações da batata-doce na gastronomia algarvia, em especial em Aljezur, terra onde a sua popularidade é longínqua e secular. Para dinamizar a sua venda, o município organiza mais um festival dedicado a este produto, que já está certificado – a salvo de imitações – e já ostenta o selo de qualidade garantida. O secretário de Estado da Agricultura preside esta sexta-feira à abertura oficial desta edição

Aljezur é desde há séculos conhecida como a “terra da batata-doce”, produto que chegou a ganhar a popularidade de “pão dos pobres” por ter sido a base da alimentação da população local em tempos difíceis. Hoje, a batata-doce continua a fazer parte das refeições locais, cozinhada de mil e uma maneiras.

Para dinamizar a sua venda, o concelho organiza, entre os próximos dias 29 de novembro e 1 de dezembro, mais uma edição do Festival da Batata-doce de Aljezur, “um certame da maior importância para município e que já se impôs como um grande festival gastronómico a nível nacional, muito visitado por todos os que procuram os diferentes sabores desta região”, realça a organização, que está a cargo da Câmara Municipal de Aljezur e da Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur.

- Publicidade -

A inauguração oficial do evento, que decorrerá esta sexta-feira (29), às 21h00, no espaço multiusos de Aljezur, será presidida pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. A presença do governante neste evento gastronómico é vista como um reconhecimento da zona de Aljezur como a maior e a mais importante região produtora de batata-doce em Portugal…

(Toda a informação na última edição do JA – dia 28 de novembro)

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.