Frio polar nos EUA pode ser efeito do aquecimento global

ouvir notícia

A vaga de frio polar que se sente nos EUA está relacionada com o aquecimento global. É assim que Eric Holthaus, um dos mais conhecidos meteorologistas norte-americanos, define a descida de temperaturas.

“O Ártico está rapidamente a perder gelo do mar, sendo substituída por uma água mais quente. A água líquida tende a reter o calor de forma mais eficaz do que o gelo, que por sua vez desestimula a futura formação de gelo”, disse o meteorologista ao jornal “The Guardian”.

À agência Reuters, o Serviço Nacional de Meteorologia esclareceu que o frio, responsável pela descida dos termómetros 30 a 50 graus, resulta de condições atmosféricas especiais que fizeram deslocar um vórtice polar do Ártico para sul.

- Publicidade -

As temperaturas que se estão a fazer sentir são as mais baixas dos últimos 20 anos. “A diferença entre a temperatura no Pólo Norte e a temperatura em Miami está a diminuir”, diz Holthaus.

Apesar de ter começado na zona do Midwest, tem atravessado o país no sentido leste. Cidades como Atlanta, Nashville e Tennessee têm hoje temperaturas mais baixas que Anchorage, no Alaska.

O mau tempo começou quinta-feira e foi responsável pelo cancelamento de cerca de quatro mil voos e pela morte de 16 pessoas nos estados de Michigan, Kentucky, Indiana, Illinois, Nova York e Pennsylvania. Alguns estados tiveram mesmo de encerrar escolas e decretar o estado de alerta, situação que ainda se mantém hoje.

Carolina Reis (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.