Funeral de Nuno Júdice realiza-se na quarta-feira na Basílica da Estrela

ouvir notícia

O funeral do poeta Nuno Júdice, que morreu no domingo, dia 17, aos 74 anos, realiza-se na quarta-feira, às 14h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa, com a celebração de missa de corpo presente, anunciou na segunda-feira a agência funerária Servilusa.

O velório decorre na véspera, esta terça-feira, a partir das 18h00, nas capelas exequiais da mesma igreja.

Nascido em 1949, na Mexilhoeira Grande, em Portimão, Nuno Júdice morreu no domingo, vítima de doença.

- Publicidade -

Foi professor associado da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde se doutorou em 1989 com a tese “O espaço do conto no texto medieval”.

Poeta, ensaísta e ficcionista, Nuno Júdice foi, até 2015, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Júdice desempenhou o cargo de diretor da revista literária Tabacaria (1996-2009) e dirigiu a Revista Colóquio-Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi comissário para a área da Literatura da representação portuguesa na 49.ª Feira do Livro de Frankfurt, em 1997, que teve Portugal como país convidado, e organizou a Semana Europeia da Poesia, no âmbito da Lisboa’94 – Capital Europeia da Cultura,

De 1997 a 2004, foi conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, tendo assumido a direção do Instituto Camões na capital francesa.

Literariamente, estreou-se em 1972 com o livro de poesia “A Noção de Poema”.

Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice foi distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, em 2013, o Prémio Pen Clube, o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus.

Recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por “Meditação sobre Ruínas”, finalista do Prémio Europeu de Literatura.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.