Gastronomia de Alcoutim em destaque até ao próximo dia 18

ouvir notícia

.

Os sabores da serra e do rio estão em destaque em 16 restaurantes do concelho de Alcoutim até ao dia 18 de maio. A cerimónia de abertura da primeira edição do festival gastronómico daquele município decorreu na passada semana, na Escola Básica Integrada de Alcoutim.

A apresentação contou com a participação do presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), Desidério Silva, do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, David Murta, e de José Graça, representante da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

De acordo com Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, a realização deste festival “tem como principais objetivos a promoção e a valorização da gastronomia do concelho e surge da consciência plena de que a qualidade da nossa gastronomia há muito que merecia ser enaltecida desta forma”.

- Publicidade -

“A Gastronomia é reflexo de cultura de um povo, e é essa cultura, a cultura do saber e do sabor que nós queremos potenciar”, declarou ainda o autarca na sua intervenção.

Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, referiu que “o Algarve, com uma imagem forte em termos de sol, praia e golfe, tem também um conjunto de ofertas diversas, como a gastronomia, que as complementam e que só podem ser aproveitadas, em termos de captação de turistas, se forem dinamizadas”.

Neste sentido, aquele responsável enalteceu a iniciativa do município no sentido de “promover aquilo em que melhor se pode diferenciar, que são as suas raízes, a sua identidade, a sua cultura, a sua gastronomia”.

“Alcoutim, com a realização deste festival, está a dar um passo importante para a valorização desta serra, deste rio e, no fundo, deste Algarve”, sublinhou o presidente da ERTA.

Seguiu-se um “showcooking” pelo conceituado chefe de cozinha Leonel Pereira, que brindou público e convidados presentes com a sua eloquência na apresentação e mestria na elaboração de três pratos com os quais prestou homenagem ao tema do festival.

Como oradores estiveram ainda Maria Manuel Valagão, do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, que abordou o tema “O património gastronómico enquanto atrativo local”, e Jorge Queiroz, diretor do Museu de Tavira e membro da comissão da candidatura reconhecida pela UNESCO, que falou sobre a Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para finalizar, e como não poderia deixar de ser, foi a vez da doçaria regional que esteve representada por um pudim de mel e azeite e uma torta de alfarroba e amêndoa em túnel caramelizado apresentados pela jovem chefe Milene Nobre e posteriormente degustados por todos os presentes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.