Governo só deverá ficar a gerir uma Pousada de Juventude no Algarve

ouvir notícia

A Pousada de Juventude de Alcoutim é uma das seis que estão em funcionamento na região

Processo de reestruturação da rede de Pousadas de Juventude já começou e o Governo está a estudar quais as pousadas que continuam a ser geridas pelo Estado, quais as que passam a ter gestão privada e quais as que fecham. Executivo promete uma resposta definitiva ainda antes do verão

Domingos Viegas

O Governo já iniciou o processo de reestruturação das Pousadas de Juventude de todo o país. Das seis que funcionam atualmente na região algarvia, só uma deverá continuar a ser gerida pelo Estado. As restantes passarão a ter gestão privada ou de outras entidades públicas. Algumas poderão fechar.

- Publicidade -

“Encomendámos um estudo para adaptar as pousadas à realidade atual. O trabalho foi concluído há cerca de duas semanas e, agora, é preciso estudar caso a caso. Mas penso que as diversas situações estarão definidas antes do verão”, referiu André Pardal ao Jornal do Algarve, após a cerimónia de encerramento da Escola de Desenvolvimento Juvenil do Conselho Nacional da Juventude, que decorreu durante a última semana em Vila Real de Santo António.

“O que não for viável não poderá funcionar”

No âmbito da reestruturação da Rede Nacional de Turismo Juvenil, o Estado pretende ficar com a gestão de apenas cerca de metade das pousadas de juventude e, garantiu aquele representante do Governo, haverá a preocupação de ficar, pelo menos, uma em cada distrito sob a sua alçada direta. As restantes passarão a ser geridas por outras entidades públicas ou por privados.

“Pretendemos manter a função pública e social das pousadas de juventude, mas também queremos conseguir algum equilíbrio financeiro”, explicou André Pardal, sublinhando que “o que não for viável financeiramente não poderá funcionar”.

Refira-se que, atualmente, estão em funcionamento na região algarvia as pousadas de juventude de Alcoutim, Tavira, Faro, Portimão, Lagos e Arrifana (Aljezur).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.