Grão-duques do Luxemburgo efetuam primeira visita de Estado a Portugal

ouvir notícia

Jorge Justo Pereira durante a cerimónia de cumprimentos que decorreu no Palácio da Ajuda

Cerimónias contaram com a presença de Jorge Justo Pereira, cônsul do Luxemburgo no Algarve

Os Grão-duques do Luxemburgo, Henri e Maria Teresa, realizaram recentemente a sua primeira visita de Estado ao nosso país, tendo o Presidente da República oferecido um banquete em sua honra, o qual contou com a presença de Jorge Justo Pereira, na qualidade de cônsul do Luxemburgo no Algarve.

Jorge Alberto Justo Pereira, médico radiologista com atividade em Faro e Tavira, foi nomeado cônsul honorário do Luxemburgo por arrête Grand-Ducal em outubro de 2008. Além da sua atividade clínica, desenvolve trabalhos no campo da radiologia, arte e arqueologia, em colaboração com diversas autarquias do Algarve. As apresentações públicas dos seus trabalhos têm decorrido na região algarvia e em Lisboa.

- Publicidade -

No discurso efetuado durante a cerimónia, Cavaco Silva recordou que Portugal é terra de origem de antepassados recentes dos Grão-Duques do Luxemburgo e destacou também o “extraordinário elemento de ligação entre os nossos dois países que é a presença, no Luxemburgo, de uma bem integrada Comunidade Portuguesa, que abarca mais de oitenta mil cidadãos e que representa uma parte significativa da população ativa do Grão-Ducado”.

Ainda em relação à Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, o Presidente da República lembrou ter verificado, na visita que efetuou em 2007, o “entusiasmo com que receberam as alterações constitucionais que permitem a aquisição da nacionalidade luxemburguesa sem que se torne necessário renunciar à nacionalidade de origem”. Cavaco Silva fez ainda votos para que “se encontrem soluções que permitam garantir uma melhor integração do ensino da língua portuguesa no sistema educativo luxemburguês, uma velha e conhecida aspiração da Comunidade portuguesa”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.