Há vida na Ria de Alvor…!

Flamingos, tartarugas, sapos, cobras, camaleões, morcegos, lontras, andorinhas, garças, rouxinóis, cotovias, patos, gansos, libelinhas… São milhares as espécies de animais que se podem encontrar na Ria de Alvor, um pequeno paraíso de biodiversidade entalado entre Portimão e Lagos.

É neste habitat natural de apenas 17000 hectares, mas com milhares de espécies já identificadas ao longo dos últimos anos, que vai decorrer a próxima edição do “Bioblitz Portugal”.

Partir à descoberta durante 24 horas de todos os organismos vivos – desde os mamíferos terrestres aos marinhos, passando pelos insetos, morcegos, borboletas, aves, répteis, peixes e algas – é a proposta da edição de 2010 do “Bioblitz Portugal”, evento que vai ter lugar no primeiro fim de semana de setembro, dias 4 e 5.

O Bioblitz é um conceito que surgiu nos Estados Unidos em 1996 e que pretende ligar a população ao ambiente natural que a rodeia, através de uma missão científica liderada por especialistas nas diversas áreas, num ambiente informal e divertido”, explicam os responsáveis da iniciativa, a Associação de Ciências Marinhas e Cooperação e a Universidade do Algarve.

Nesse sentido, o evento é aberto à participação de toda a população, bastando para isso efetuarem uma inscrição gratuita. Depois, em setembro, os participantes serão convidados a partir à descoberta de organismos noturnos e diurnos da Ria de Alvor.

Segundo a organização, esta iniciativa inclui ainda exposições, palestras, oficinas práticas, saídas de campo e workshops sobre a biodiversidade e identificação de espécies.

NC/JA

Advertisements

pub

 

Advertisements
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste