Hoje é o Dia Mundial do Médico de Família

ouvir notícia

.

Mais de 80 grupos de médicos de família e internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar, totalizando várias centenas de profissionais de saúde, assinalam o Dia Mundial do Médico de Família, esta quinta-feira (19 de maio), com iniciativas centradas na promoção da actividade física regular e da abstinência do tabaco.

As ações serão realizadas em cerca de 60 localidades do país e, no Algarve, estão planeadas várias iniciativas para Vila Real de Santo António, Faro, Portimão e Loulé.

Aulas de hidroginástica, zumba e ioga, ‘pedipapers’, caminhadas, circuitos com exercícios simples e com insufláveis, jogos de rua, rastreios com medição de monóxido de carbono dos fumadores e ‘flash mobs’ são apenas alguns exemplos das muitas iniciativas que os médicos de família e internos da especialidade vão promover, em conjunto com a população, de norte a sul do país, quase sempre com forte apoio das autarquias e instituições da comunidade local.

- Publicidade -

Trata-se de uma efeméride organizada pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), em parceria com a organização que representa os médicos de família em todo o mundo (WONCA).

Rui Nogueira, presidente da APMGF, sublinha a importância da celebração deste Dia Mundial e reforça o “muito e bom” trabalho que os médicos de família podem fazer em prol dos portugueses, no âmbito da promoção do exercício físico e da abstinência de tabaco.

“Temos que contrariar o sedentarismo, a obesidade e os hábitos tabágicos para vencermos as doenças cardiovasculares, de forma a promovermos o envelhecimento saudável. O exercício físico diário, moderado, orientado e adequado a cada pessoa é um estilo de vida saudável que interessa promover e enaltecer. Os médicos de família estão disponíveis para ajudar os portugueses na promoção da saúde”, refere Rui Nogueira.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.