Hospital de Portimão promove colheita de sangue

ouvir notícia

.

A Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA) vai promover mais uma colheita de sangue, na manhã do próximo dia 7 de julho, no CHBA – Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

Recentemente e pelo sexto ano consecutivo, mais uma pareceria ADSBA, CHBA e EMARP resultou numa colheita com mais de três dezenas de dadores. “Foi mais um contributo para que Portugal possa vir a ter autossuficiência em sangue”, realçam os responsáveis da ADSBA, acrescentando: “Se tivermos em conta, o ano passado, foram realizadas em Portugal 302.830 transfusões de concentrados de eritrócitos, o que dá aproximadamente 841 unidades dia. Claro que temos de ter reservas pelo que as colheitas terão de ser superiores a este número”.

A associação de dadores lembra que “a doação de sangue está aberta a toda a população e todos os tipos de sangue são importantes”.

- Publicidade -

A colheita será realizada por uma equipa profissional, sendo que o ato de doar sangue demora apenas 30 minutos. “Neste curto espaço de tempo pode contribuir para salvar mais de uma vida”, salienta a ADSBA.

Segundo a associação, podem ser dadores os adultos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 60 anos, com mais de 50 quilos de peso.

“Os homens podem dar sangue de três em três meses, as mulheres de quatro em quatro meses”, salienta a associação.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.