Humana recolheu 247 toneladas de roupa no Algarve em 2019

ouvir notícia

A Humana Portugal anunciou que recolheu cerca de 247 toneladas de roupa usada no Algarve no ano de 2019, peso que corresponde a cerca de 556 mil peças de roupa, que “têm uma segunda vida graças à reutilização e à reciclagem”.

Ao recuperar 247 toneladas de têxtil, evitou-se a emissão de aproximadamente 784 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera, calcula a Humana Portugal.

Aquela associação trabalha, desde 1998, a favor da proteção do meio ambiente, promovendo a reutilização têxtil e levando a cabo programas de cooperação para o desenvolvimento em África e de apoio local em Portugal,

- Publicidade -

“Ao tratar-se de um dos setores mais poluentes do mundo, a moda necessita de soluções sustentáveis para garantir o correto fim do seu ciclo de vida ou, em alterativa, promover a sua reutilização. Considerando que por cada quilo de roupa reutilizado e não incinerado evitamos a emissão de 3,169 kg de CO2 de acordo com um estudo da União Europeia, é essencial dar destaque ao tratamento dos recursos têxteis como combate às alterações climáticas. Por conseguinte, ao recuperar 247 toneladas de têxtil [o total algarvio da recolha em 2019] significa que se deixou de emitir aproximadamente 784 toneladas de CO2 para a atmosfera”, observa.

De acordo com a organização, os portugueses deitam fora aproximadamente 200.000 toneladas de roupa usada anualmente, parte da qual vai parar aos caixotes do lixo indiferenciados.

Adianta que, apesar de, na sua totalidade, os resíduos têxteis perfazerem cerca de 4% de todos os resíduos produzidos no nosso país, tem-se verificado nos últimos anos uma subida do seu volume, devido a uma realidade que não é exclusiva a Portugal, mas comum a todo o mundo ocidental, como resultado da fast fashion – moda acessível que segue tendências muito efémeras e que, por isso, se torna obsoleta num curto espaço de tempo.

Segundo Filipa Reis, promotora nacional da Humana em Portugal, “é fundamental a consciencialização da população, sobretudo dos mais jovens, já que estará futuramente nas suas mãos a proteção ambiental e este passo só pode ser dado através da educação”.

O trabalho da Humana desenvolve-se em estrita relação com os municípios para a instalação de contentores que garantem uma segunda vida a cada peça de roupa desperdiçada. A associação terminou o ano com 826 contentores verdes distribuídos por todo o país através de mais de 142 parceiros públicos e privados. Trata-se de um modelo de gestão sustentável dos resíduos que apoia as administrações locais a atingir o objetivo da recolha seletiva de têxteis obrigatória em 2025 por parte de todos os estados membros, imposta pelas diretrizes da União Europeia.

No total, a Humana recolheu 3.400 toneladas de têxtil em Portugal, em 2019, o que preveniu a libertação de 10.775 toneladas de CO2 para a atmosfera. Este valor equivale à emissão anual de 4.064 carros (que circulem 15.000 km/ano) ou a absorção de CO2 por parte de 80.407 árvores durante um ano.

A Humana através da sua rede de lojas de roupa em segunda mão, formada atualmente por 10 lojas em Lisboa e 5 no Porto, promove a reutilização e a moda sustentável.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.