ALGARVE ÚLTIMAS

Incêndios: Aljezur, Monchique e São Brás de Alportel em alerta máximo

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje sob o aviso de risco máximo de incêndio do Instituto de Meteorologia (IM).

No distrito de Santarém, são oito os municípios colocados neste nível, o mais elevado de uma escala de cinco – Mação, Sardoal, Abrantes, Constância, Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere – e os restantes municípios estão, na sua maioria, sob risco muito elevado.

Numa situação semelhante encontram-se, segundo o site do IM, os distritos de Castelo Branco e Guarda, onde estão em risco máximo, respetivamente, os concelhos de Covilhã, Penamacor, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova e de Gouveia, Manteigas, Almeida e Sabugal.

O nível mais elevado de aviso está ainda atribuído a três municípios de Portalegre (Gavião, Nisa e Castelo de Vide) e a três de Faro (Aljezur, Monchique e São Brás de Alportel, o único concelho do país que já estava sob este aviso no sábado).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre reduzido e máximo.

Em todo o território continental, o número de concelhos no primeiro nível não ultrapassa hoje uma dezena e Viana do Castelo, Braga e Porto são os únicos distritos sem nenhum município em risco máximo de incêndio.

De acordo com a Protecção Civil, que colocou todo o continente sob alerta amarelo de incêndios florestais entre hoje e terça feira, no sábado ocorreram 77 incêndios, para os quais foram mobilizados 1050 bombeiros e 253 viaturas.

O dia de hoje vai ficar marcado por uma subida das temperaturas, com os máximos a atingirem os 32 graus célsius no Porto, 34 em Lisboa e 31 em Faro

Ponta Delgada deverá chegar aos 23 graus e o Funchal aos 25.

Os meteorologistas preveem para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado durante a tarde e em condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, sobretudo na região Sul.

ROC

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Advertisements

Assine já com 10% de desconto. Cupão: CPNOVO Ignorar

Tamanho da Fonte
Contraste
%d bloggers like this: