Início do ano letivo em Olhão faz-se com aposta em plataforma para a comunidade educativa

ouvir notícia

O presidente do município de Olhão, António Miguel Pina, assinalou esta semana o início do ano letivo 2023/2024 com a visita à Escola Básica N.º 4 de Olhão, um estabelecimento escolar pronto a estrear. Para todos os alunos do concelho, há mais novidades, como a introdução da plataforma SIGA e o cartão escolar municipal, avançou a autarquia.

A partir deste ano letivo, toda a comunidade educativa passará a ter acesso à plataforma SIGA, onde será possível gerir de forma simples e cómoda vários assuntos relacionados com o dia-a-dia dos alunos. A este serviço, disponibilizado pelo município, está associado um cartão escolar pré-pago.

Todos os alunos do 1.º ao 4.º ano continuam a ter acesso gratuito aos cadernos de atividades e material escolar, igualmente disponibilizados pela autarquia, num investimento que ronda os 140 mil euros.

- Publicidade -

Este é já o sétimo ano letivo consecutivo em que o município de Olhão entrega gratuitamente todo o material escolar aos alunos do 1.º Ciclo. Desta vez, o kit dos alunos será composto por material de uso mais individual, havendo também o kit sala de aula, à disposição de alunos e professores.

Desta vez, a oferta de uma mochila acontece somente aos alunos do 1.º ano, enquanto que os alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos recebem um saco reutilizável, que contem uma mensagem de cariz ambiental, numa parceria com a empresa municipal AmbiOlhão.

Até ao final da semana, todas as escolas do concelho estarão a funcionar em pleno, num ano onde existem mais inovações. Com o acesso de toda a comunidade educativa à plataforma SIGA, será possível aos encarregados de educação carregarem o cartão escolar municipal ou marcar almoços, por exemplo.

“A partir deste ano letivo vai deixar de haver dinheiro a circular nas escolas e o cartão escolar, virtual para os mais pequeninos e físico a partir do 5.º ano, poderá ser usado em todos os serviços que o município e as escolas disponibilizarem, nomeadamente nas máquinas de venda de comida e bebidas, na reprografia, no refeitório, no bar ou nas papelarias”, referiu António Miguel Pina, durante a visita à EB N.º 4.

O autarca referiu ainda que a plataforma SIGA é mais uma aposta deste executivo municipal, reiterando “a importância do investimento na área da educação e das novas tecnologias, cada vez mais presentes no quotidiano da comunidade educativa”, estando disponível à distância de um computador ou telemóvel com acesso à Internet, através do endereço https://siga.edubox.pt.

Plataforma digital e mensagem sobre a importância da poupança de água

O novo ano letivo começa, assim, em Olhão com a introdução da plataforma SIGA, mas também, e sobretudo no que diz respeito aos alunos do 2.º ao 4.º anos, com uma importante mensagem de cariz ambiental.

A este propósito, António Miguel Pina sublinhou que “a entrega do material escolar dentro de um saco reutilizável é já de si um convite à adoção de hábitos mais amigos do ambiente. Em conjunto com a AmbiOlhão, acrescentamos a mensagem fundamental da importância da poupança de água, uma mensagem que pretendemos que os mais pequenos levem para suas casas e transmitam aos adultos”, conclui a autarquia em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.