Ipatimup vai a Faro para “Tratar o cancro por tu”

A sessão decorre no dia 4 de abril

ouvir notícia

A iniciativa do Ipatimup “Tratar o cancro por tu” volta a percorrer o país. A próxima sessão decorre em Faro, no Auditório Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, no dia 4 de abril, às 18h30.

O público terá oportunidade de debater junto de profissionais da área do cancro, os mais recentes avanços científicos e médicos, as terapias mais recentes, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção.

Esta sessão sobre literacia de cancro conta com a presença confirmada dos especialistas Manuel Sobrinho Simões, José Carlos Machado, Helena Barroca e Ana Lacerda.

- Publicidade -

Nesta edição de 2024 haverá espaço para a cultura, com a participação especial da associação de teatro e artes performativas de Matosinhos Colibri Arts&Culture, que vai apresentar uma performance artística criada especialmente para este evento.

Além desta, entre janeiro e abril deste ano vários cientistas do Ipatimup e alguns dos melhores especialistas locais tem estado se encontrada em seis cidades portuguesas para falar sobre cancros da próstata, mama, cólon, sistema endócrino, pulmão e tumores pediátricos.

José Carlos Machado, membro da Direção do Ipatimup, explica que “o nosso objetivo é informar e esclarecer algumas ideias erradas sobre o cancro. Ter cancro não significa morrer. Apesar de se prever que o número de casos de cancro aumente cerca de 50 por cento até 2040, a taxa de mortes por cancro vai baixar cerca de dois por cento por ano, mostrando que os progressos científicos e médicos na prevenção e no tratamento têm dado resultados. Estas sessões são para todos, porque todos podemos ter cancro. Uma das coisas mais importantes que sabemos é que um doente com cancro bem informado é um doente com mais probabilidades de se curar. A informação é uma arma poderosa na luta contra o cancro”.

No segundo trimestre de 2024 será também lançado o livro “Tratar o cancro por tu”. Com coordenação científica de Manuel Sobrinho Simões, coordenação editorial de Luísa Melo, Nuno Marcos e Nuno Ribeiro e edição da Idioteque, o livro reúne os conteúdos fundamentais das duas primeiras edições do evento e pretende ser mais uma forma de promover a literacia em cancro, “de forma a alcançar um público ainda mais alargado”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.