João Batista e João Pereira no top-10 da Taça da Europa de Quarteira de triatlo

ouvir notícia

João Nuno Batista, nono classificado, e João Pereira, 10.º, foram os melhores portugueses na prova de elites masculinos da Taça da Europa de Quarteira de triatlo, vencida este sábado, dia 23, pelo britânico Hugo Milner.

Com 18 anos, João Nuno Batista, o triatleta mais novo na lista de inscritos, fez um percurso mais consistente nos três segmentos, enquanto João Pereira, de 36 anos, o mais velho na ‘start list’, fez uma prova de trás para a frente.

A prova arrancou com os 1.500 metros de natação, com Batista e Miguel Tiago Silva a destacarem-se nos segundo e terceiro lugares, o que lhes permitiu integrar o grupo principal nos 40 km de bicicleta, com João Pereira e João Mansos no grupo perseguidor, que se manteve quase sempre a cerca de meio minuto de diferença.

- Publicidade -

Nos 10 km de atletismo à beira-mar no calçadão de Quarteira, João Nuno Batista ainda tentou discutir os primeiros lugares, mas não teve ritmo para lutar pelo pódio e preferiu resguardar-se, fechando no nono lugar, com um tempo de 1:44.53 horas, a 1.05 minutos do vencedor.

“Foi uma prova bastante bem conseguida. Fui consistente nos três segmentos. A natação correu-me muito bem, no ciclismo consegui manter-me no grupo e na corrida dei tudo o que tinha”, afirmou o jovem triatleta.

Considerando o resultado “inacreditável”, por ainda ter idade de júnior e esta ser a segunda prova de distância olímpica em que compete, Batista, 218.º do ranking mundial, ressalvou que “a diferença de juniores para elites é bastante grande”, mas saiu de Quarteira “muito contente”.

O experiente João Pereira mostrou-se mais forte no setor de corrida, em que galgou mais de uma dezena de posições na geral, terminando no 10.º posto, em 1:45.03 horas, a 1.14 do primeiro classificado.

“Foi uma prova muito intensa. A natação foi um segmento muito duro, tentei dar tudo para integrar o grupo principal, mas paguei o preço no início da prova de bicicleta. Na corrida, foi desfrutar deste público e deste ambiente”, disse o triatleta luso.

João Pereira está fora da rota de qualificação para Paris2024, mas manifestou estar “de consciência tranquila” por ter sido “referência para os mais novos” e orgulhoso por ver a nova geração obter melhores resultados.

“Estou no alto rendimento há 20 anos e estes atletas mais novos, como o [João Nuno] Batista, acompanharam todo o meu processo. É incrível saber que os fui inspirando ao longo do tempo”, afirmou o 140.º no ranking mundial, destacando ter “uma sensação de dever cumprido”.

Miguel Tiago Silva (18.º classificado, 1:45.47 horas), João Mansos (35.º, 1:48.18), Hugo Figueiredo (42.º, 1:51.16) e Pedro Afonso Gaspar (45.º, 1:53.36) foram os restantes atletas portugueses na prova de elites masculinos.

Na luta pelo pódio, o britânico Hugo Milner, com um tempo de 1:43.48 horas, levou a melhor sobre os franceses Vincent Luis e Aurelien Jem, respetivamente segundo e terceiro classificados, a 15 e 26 segundos.

“No ano passado, fui 35.º classificado aqui [em Quarteira] e esse resultado ensinou-me bastante. Sabia exatamente em que aspetos tinha de trabalhar este ano e foi esse processo que me permitiu ganhar agora”, referiu o vencedor.

Na prova de elites femininos, Madalena Almeida, a única portuguesa em competição, foi 21.ª classificada.

No total, mais de 300 atletas de 30 países competem na etapa marcada para aquela cidade do município de Loulé.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.