Jornalista Algarvia deixa marca em livro de ética

Almerinda Romeira apela aos jovens para que mantenham acesa a chama do Jornalismo e presta tributo a Fernando Reis, “Director In Memoriam” do Jornal do Algarve

ouvir notícia

O compêndio de Filosofia “Desafios de Ética Contemporânea”, coordenado por António Duarte Santos, professor da Universidade Autónoma de Lisboa, está a chegar às livrarias em todo o país. São 881 páginas em 61 capítulos. O número 54 é da autoria de uma nossa conterrânea: Almerinda Romeira, jornalista, natural da aldeia de S. Bartolomeu do Sul, Castro Marim.

“Esta obra não é mais uma. É uma obra que vai constituir uma peça fundamental para quem queira nas várias áreas compreender os princípios éticos”, afirmou Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Gulbenkian e professor no ISCSP, antigo ministro da Educação, da Presidência e das Finanças, na sessão de apresentação da obra na UAL, no Palácio dos Condes de Redondo, em Lisboa.

O livro é assinado por 81 autores e coautores, entre os quais expoentes máximos nas suas áreas de conhecimento, como Maria do Céu Patrão Neves, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Viriato Soromenho Marques, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Referência obrigatória são igualmente João Joanaz de Mello, da Universidade NOVA de Lisboa, João César das Neves e Mendo Castro Henriques, da Universidade Católica Portuguesa, José Subtil, da UAL, bem como os catedráticos aposentados Carlos Fiolhais e Diogo Leite de Campos, da Universidade de Coimbra, e Filipe Duarte Santos e João Ferreira do Amaral, da Universidade de Lisboa. Mas também José Ribeiro e Castro, presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade da Democracia, Fernando Ribeiro Mendes, antigo secretário de Estado da Segurança Social, Alberto Arons de Carvalho, professor da UAL, antigo governante com a tutela da Comunicação Social e o empresário Henrique Neto. Dois académicos da Universidade do Algarve figuram entre os autores — João Almeida Vidal e Rui Sousa Nunes.

- Publicidade -

Autor do capítulo 5 – “Uma Ética Mínima Necessária”, Guilherme d’Oliveira Martins destacou, durante a cerimónia de apresentação na sala dos Atos da UAL, a escolha “criteriosa” dos autores e o seu resultado final que se traduz num “grande equilíbrio nos textos” e na sua “complementaridade”.

Almerinda Romeira, que é jornalista no Jornal Económico e colaboradora do Jornal do Algarve há três décadas, reflete sobre a Ética na sua atividade, apela aos jovens para que mantenham acesa a chama do Jornalismo e presta tributo a Fernando Reis, “Director In Memoriam” do Jornal do Algarve de quem foi amiga e a três outros jornalistas já falecidos.

“O investimento na qualidade, na inovação, nas novas tecnologias e nas pessoas é fundamental para a sobrevivência do Jornalismo, tanto quanto os valores centrais da profissão — escreve — O rigor, a independência, a responsabilidade e a ética continuam tão importantes na era digital como sempre, tornaram-se, isso sim, mais difíceis de praticar à luz da influência das redes sociais, da escassez de meios próprios e do chamado “modelo Fox News”, assente na manipulação político-conspirativa”.

António Duarte Santos, o coordenador de “Desafios de Ética Contemporânea”, professor na Universidade Autónoma de Lisboa, descreveu o livro como “um ato de cidadania”, salientando a importância do todo, mas ressaltando cada um dos 61 capítulos como peças individuais, que podem ser lidos de forma arbitrária. Começar no 54, ir ao 19 e prosseguir para o 48…

O livro tem responsabilidade editorial de Manuel Robalo e a chancela das Edições Sílabo, editora especializada em manuais universitários e livros de divulgação particularmente direcionados para estudantes, profissionais e investigadores.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.