Jovens dão nova pujança à agricultura algarvia

ouvir notícia

Projetos comprovam uma aposta na terra e colocam a região no topo do ranking nacional.

De acordo com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPA), só nos últimos dois anos, o Algarve viu perto de 140 jovens agricultores instalarem-se na região e avançarem com projetos próprios apoiados pelo ProDeR. Um número apontado, por diversos responsáveis políticos, como impressionante já que nos seis anos anteriores, o programa AGRO conseguiu apoiar a instalação de 136 jovens na região e dado que o ProDeR teve um arranque complicado

Sofia Cavaco Silva/JA

- Publicidade -

“O Algarve tem demonstrado muita iniciativa e capacidade de atrair novos jovens para o setor em diversos domínios com projetos de investimento de valor superior à média”, sublinhou com entusiasmo o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, no passado sábado, em Faro.
As declarações foram proferidas na sessão de encerramento do seminário que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve realizou e que teve como tema: “Os desafios do jovem empresário agrícola”.
“Há uma nova agricultura. Há uma nova forma de fazer agricultura e há gente com capacidade e que olha para os mercados globais e procura formas de competir e que procura fazer do melhor para poder levar o que de melhor faz a qualquer lado do mundo”, afirmou. Esta é uma nova perspetiva que António Serrano considera fundamental para que o país se possa tornar mais autosuficiente em termos de produtos agrícolas. Por outro lado, a agricultura tem um contributo válido a dar na área das exportações nacionais.
(…)

Novos projetos agrícolas injetam mais de 24 milhões na economia regional
Capacidade de iniciativa e de articulação de esforços com parceiros, conhecimento técnico e de gestão, dinheiro e muita perserverança são qualidades vitais para os jovens agricultores que foram repetidas ao longo do encontro. Qualidades que são apontadas aos jovens que se estão a instalar na região.
O diretor regional da Agricultura e Pescas do Algarve, Castelão Rodrigues elogiou a coragem destes jovens ao mesmo tempo que disse que foram apresentadas à DRAPA cerca de 284 candidaturas de jovens agricultores. Destas candidaturas, 102 já foram aprovadas.
“É sinal que a agricultura no Algarve está a mudar. Em termos de investimento, estes jovens e as suas candidaturas representam um investimento na região na ordem dos 24 milhões de euros”, frisou.
Mas no panorama geral das candidaturas apresentadas na DRAPA entre (…)

[texto publicado na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 4 de Novembro – já nas bancas]

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.