Jovens de Lagoa apelam à amizade e lutam contra racismo

ouvir notícia

.

O projeto A Fábrica-CLDS+, em Lagoa, lançou mais um desafio às comunidades do bairro municipal de Porches e do bairro municipal Jacinto Correia, com o intuito de mobilizar os cidadãos para um projeto artístico a nível mundial, que já chegou a mais de 100 países.

O Inside Out Project é um movimento desenvolvido pelo artista francês JR, que venceu o TED Prize 2011 após deixar marcas pelas ruas através de imagens, com o objetivo de incitar ao diálogo e ao reforço de laços na comunidade. O projeto apela à participação de pessoas e grupos de todo o mundo para partilhar as suas histórias e retratá-las em fotografias.

O desafio foi lançado e após a apresentação do projeto, os jovens dos bairros municipais mobilizaram-se rapidamente, criando os respetivos grupos de ação. Partilharam impressões sobre a sociedade atual, sobre as suas vivências diárias e, acima de tudo, materializaram aquilo que os une através da arte e criaram uma mensagem unificante, que transparece a mudança que desejam ver na comunidade.

- Publicidade -

O Projeto A Fábrica-CLDS+, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, apenas deu o apoio logístico para que os jovens concretizassem a sua mensagem, sendo as mensagens e histórias inerentes aos grupos de ação o produto da sua união.

Os seus trabalhos fotográficos foram expostos em locais públicos, nomeadamente, em frente ao bairro municipal de Porches na EN 125 e na Estrada do Farol em Carvoeiro.

As mensagens dos jovens são distintas. No bairro municipal Jacinto Correia apela-se à amizade e à união e no bairro municipal de Porches luta-se contra o racismo.

Sobre o Inside Out Project

Inside Out é um projeto artístico de participativo de larga escala, que transforma mensagens pessoais em peças de trabalho artístico. As pessoas são desafiadas a utilizar fotografias a preto e branco para descobrir, revelar e partilhar histórias escondidas e imagens de pessoas de todo o mundo. Estas fotografias são digitalizadas e impressas sob a forma de poster, sendo devolvidas aos cocriadores do projeto para serem exibidas na sua própria comunidade.

Os pósteres podem ser afixados em qualquer lugar, desde uma imagem solitária na janela de um escritório até uma parede de um edifício abandonado ou num estádio. A exposição é documentada, arquivada e fica disponível online em http://www.insideoutproject.net/.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.