Lagoa comemora dia internacional do idoso

ouvir notícia

.

A festa comemorativa do Dia Internacional do Idoso decorre no dia 5 de outubro, na nave da Fatacil, em Lagoa. No evento vão ser divulgadas as ações realizadas pelas instituições locais, envolvendo a população idosa que não para de crescer neste concelho. O cartão Lagoa Social, a teleassistência e as pequenas reparações ao domicílio são apenas alguns dos apoios que ajudam os idosos a envelhecer com qualidade e dignidade.

O município de Lagoa vai comemorar o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro), com uma festa a realizar, no dia 5 de outubro, pelas 14h30, na nave da Fatacil.

O evento, que se enquadra nas celebrações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, contará com a atuação de alunos do Conservatório de Musica de Lagoa – Academia Música de Lagoa, Grupo de Música Tradicional Portuguesa da Academia Sénior de Lagoa e grupo musical Ritmo Jovem.

- Publicidade -

“Pretende-se que os nossos idosos tenham uma tarde animada, cheia de alegria e divertimento, proporcionando-lhes a oportunidade de confraternizar e celebrar a sua própria existência, enquanto cidadãos de pleno direito”, adianta a autarquia lagoense.

Durante o evento vai decorrer a apresentação pública do livro “Envelhecimento Ativo no concelho de Lagoa – Ações locais de intervenção comunitária com adultos maiores”, uma obra realizada pelo Grupo de Trabalho do Envelhecimento Ativo da Rede Social de Lagoa, com edição promovida pela câmara municipal, através do qual se divulga a maior parte das ações realizadas pelas instituições locais, envolvendo as pessoas idosas.

O município de Lagoa convida à participação dos seniores, que é gratuita, sendo obrigatória a inscrição nas secretarias das juntas de freguesia da sua área de residência ou nos serviços da Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Lagoa, através do telefone 800272475 (chamada gratuita).

Cartão dá acesso a bens e serviços

O concelho de Lagoa é um dos muitos municípios onde a população está a envelhecer de ano para ano. Atualmente, o concelho já apresenta 114 idosos por cada 100 jovens.

“Devido às alterações demográficas verificadas no último século, que se traduziram na modificação e inversão das pirâmides etárias, refletindo o crescente envelhecimento da população, tem vindo a Câmara Municipal de Lagoa no âmbito da sua política social a dedicar especial atenção a este grupo etário, com o objetivo de promover a qualidade de vida dos seniores e os seus direitos de cidadania, criando respostas adequadas às suas necessidades”, adianta a autarquia.

Neste âmbito, foi criado em 2009 o Cartão Lagoa Social, que permite às pessoas com 65 ou mais anos (ou aquelas que estejam em situação de dependência) aceder a bens e serviços, quer através de ações promovidos pelo município, quer por parceiros sociais que aderiram a este programa.

O município dinamiza ainda ao longo do ano o projeto Animação Sénior, onde os idosos do concelho participam em diversas atividades de animação e sensibilização, desde ateliês de artes plásticas, matinés culturais e recreativas, ações de informação em matéria de saúde e finanças, entre outras atividades culturais e desportivas que promovam um envelhecimento ativo.

Apoio à distância de um toque

Entre as vantagens do Cartão Lagoa Social destaca-se o acesso ao serviço de assistência ao lar, prestado por uma equipa que se desloca ao domicílio dos idosos para executar pequenas reparações e arranjos domésticos a título gratuito.

A população idosa mais vulnerável e que vive isolada tem ainda uma linha de apoio à distância de um toque – a teleassistência. Trata-se de um serviço telefónico de apoio da Cruz Vermelha Portuguesa, inovador e com comprovada fiabilidade, “pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos seus utilizadores”.

“Através da teleassistência, todos aqueles que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas, dispõem de uma resposta imediata em qualquer situação de urgência/emergência, segurança ou solidão”, informa a Câmara de Lagoa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.