Lagoa invoca 246 anos de criação do concelho a projetar o primeiro museu

O primeiro equipamento museológico do concelho de Lagoa vai nascer nos antigos paços do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa preside, por ocasião das comemorações dos 246 anos de criação do Concelho de Lagoa (1773-2019), à conferência “Paços do Concelho de Lagoa: Requalificar na Cidade Educadora para construir uma Cidadania plena”, que se realiza em Lagoa, no próximo dia 16 de janeiro.

Esta ação integra o ciclo de conferências “Res publica 2018-2019”, organizada no âmbito da instalação, naqueles antigos paços do concelho, do MuCid – Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania.

“O MuCid posiciona-se como um espaço de relação com a comunidade, onde em estreita associação com os conteúdos musealizados, sejam projetadas ações colaborativas e partilhadas no domínio do exercício dos direitos e deveres cívicos, políticos e sociais e da expressão coletiva organizada em prol de mudanças sociais, por parte de diferentes sociedades, tanto a nível loco-regional e nacional como mundial”, explica a autarquia, numa altura em que estão a ser discutidas as estratégias de implementação daquele que se constituirá o primeiro equipamento museológico do concelho.

“A presente conferência abre o diálogo entre os especialistas que integram a equipa instaladora do museu e a população, facto que se reveste de particular importância para a visão-missão de Lagoa, Cidade Educadora, de promover a cidadania através da educação, do conhecimento e do diálogo com o mundo”, refere a Câmara de Lagoa em comunicado.

O programa consiste num conjunto de intervenções em diversas áreas de investigação histórica complementares, da museologia à arquitetura, da arquivística à história da arte, sendo uma oportunidade de conhecer os traços gerais do projeto do novo museu. Em discussão estarão, quer a proposta de adaptação do edifício, quer a análise preliminar de documentação histórica que sustenta as opções delineadas para a arquitetura e museografia do futuro espaço.

A conferência, com início marcado para as 18h00, decorre na sala de sessões da câmara, com entrada livre.

Advertisements
Tags

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar
Advertisements
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste