Lagoa promove mostra de doces conventuais

ouvir notícia

A câmara de Lagoa volta a promover, entre os próximos dias 20 e 24, mais uma edição da Mostra do Doce Conventual, um evento que se realiza no município lagoense desde o verão de 2003, nas instalações do Convento de S. José.

Nesta mostra, os visitantes podem saborear bolos, doces, compotas, mel, assim como algumas bebidas regionais caseiras, como é o caso da aguardente de medronho e dos licores e assistir ao programa de animação.

Na área da doçaria, a autarquia destaca a presença dos célebres doces ´Dom Rodrigo´, que “a história diz terem sido produzidos, pela primeira vez, no Convento de S. José, em Lagoa, há algumas centenas de anos”.

- Publicidade -

A organização refere ainda que o conceito de doce conventual está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos mosteiros portugueses, a partir dos finais do século XVI, tendo sido, entre as ordens religiosas de frades e freiras que, segundo reza a tradição, nasceram algumas das mais ricas receitas de doces da gastronomia regional.

“A Mostra do Doce Conventual é, desde há nove anos, uma referência obrigatória nos programas de eventos tradicionais, assim como na promoção da doçaria regional, dita conventual, induzindo a uma viagem no tempo, através da recriação de ambientes e situações do passado no Convento de S. José”, enfatiza o presidente José Inácio, numa nota de imprensa enviada à nossa redação.

O recinto onde vai decorrer a IX Mostra do Doce Conventual abre as portas ao público às 18h00 e encerra à 1h00, oferecendo um programa de animação com entrada gratuita: Ruth Marlene (dia 20), espetáculo “Eneida Marta com Angola na Voz” (21), espetáculo de música popular portuguesa “Flor-de-Lis” (22), Banda Caruma (23) e espetáculo “Rock Alentejano”, com Castro & Salgueiro (24).

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.