Lagoa reconhece mérito de alemães na expansão do turismo

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara de Lagoa presidiu às comemorações do 11º. aniversário da elevação de Lagoa a cidade, entregando, a título póstumo, medalhas de mérito municipal a Anneliese Pohl e ao casal Klaus e Dorothea Moller, três alemães que impulsionaram o turismo neste concelho e na região.

José Inácio presidiu à entrega das medalhas de mérito municipal (grau ouro), a título póstumo, a Anneliese Pohl e ao casal Klaus e Dorothea Moller, pessoas que estiveram fortemente ligadas ao turismo de Lagoa e à sua expansão na região do Algarve, “levando o nome de Lagoa aos quatro cantos do mundo do turismo”.

A cerimónia decorreu no passado dia 19 de abril, no auditório do Convento de S. José, durante o evento cultural “Serões do Convento”, que este ano foi inteiramente dedicado à comemoração do 11º. aniversário da elevação de Lagoa a cidade, assim como da elevação de Carvoeiro, Parchal e Porches à condição de vilas.

- Publicidade -

O centro das atenções das comemorações deste ano esteve na entrega das duas medalhas de mérito municipal a duas famílias alemãs, que se distinguiram “pelo seu obstinado envolvimento em prol da construção da economia do município”.

O presidente da câmara justificou a atribuição, a título póstumo, da medalha a Anneliese Phol com o facto de a cidadã germânica, com o seu marido, Jur. Reinfried Pahol, terem “construído uma das cem melhores estruturas hoteleiras mundiais de cinco estrelas (Vila Vita Parc)”, localizada em Alporchinhos, freguesia de Porches, um empreendimento que foi decorado pela própria, criando ambientes naturais únicos em resorts nacionais e internacionais.

“Lagoa teve esse privilégio”, disse José Inácio, tendo acrescentado “tratar-se de uma pessoa apaixonadamente envolvida em atos filantrópicos e de solidariedade junto da sociedade, muito ligada à cultura, tendo amado e respeitado a terra e as gentes de Lagoa como sua, criado emprego, tendo ajudado financeiramente na restauração do Convento de S. José, assim como os Bombeiros Voluntários de Lagoa, neste caso através de doações em dinheiro e em viaturas”.

“Pioneirismo na área do turismo em Lagoa”

Seguidamente, o presidente José Inácio fez a entrega da medalha, também a título póstumo, atribuída a Klaus e Dorothea Moller, “pelo pioneirismo na área do turismo em Lagoa, designadamente na área de Carvoeiro e Estômbar, o que contribuiu, e muito, para o desenvolvimento e progresso na zona, envolvendo-se diretamente na dinâmica da economia e criação de emprego no município de Lagoa, assim como na promoção internacional de Lagoa na área do turismo e afins, sobretudo no mercado alemão, tendo sido os dinamizadores responsáveis pelo nascimento de importantes empreendimentos turísticos no município de Lagoa”.

A medalha foi entregue a uma das filhas do casal Moller que, em curta intervenção, disse que os seus pais se sentiriam muito honrados pela distinção.

Esta edição dos “Serões do Convento” contou ainda com a presença do ex-presidente da Câmara de Lagoa, Joaquim Piscarreta, e do ex-governante Carlos Martins, o autor material, enquanto deputado na Assembleia da República, dos diplomas que permitiram, a 19 de abril de 2001, a elevação de Lagoa a cidade e Carvoeiro, Parchal e Porches, a vilas.

Esse foi, de resto, o assunto tratado no resto do evento, tendo cada um explicado os passos que tiveram de ser dados para que a Assembleia da República promovesse, de uma só vez, a elevação de Lagoa a cidade e três povoações do mesmo município à condição de vilas.

Antes de dar por encerrada esta edição dos “Serões do Convento”, Afonso Dias anunciou que o tema do próximo encontro tem a ver com solidariedade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.