Lagoa “ressuscita” a maior feira generalista a sul

ouvir notícia

A apresentação da Fatacil 2015 decorreu na sexta-feira, na Quinta dos Vales, em Estômbar

O município de Lagoa está empenhado em dar à Fatacil a “alma” e o “fôlego” de outros tempos. A 36ª edição, que vai realizar-se entre 21 e 30 de agosto, contará com cerca de 700 expositores, dos quais cerca de metade são novidade nesta feira, que é uma montra do melhor que se faz e produz no Algarve. Este ano, são esperados perto de 170 mil visitantes e o tema será o “Vinho e a Vinha”, com a presença das principais regiões vitivinícolas do país. Destaque ainda para o cartaz musical, recheado de artistas bem conhecidos do público e capazes de “arrastar” multidões até Lagoa

 

Ao longo de três décadas e meia, a Fatacil – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, atravessou muitas mudanças. A feira nasceu em 1980, então com a designação de Feira Regional de Lagoa, com o objetivo de promover um espaço de escoamento de alguns produtos e ao mesmo tempo servir de incentivo à produção local.

- Publicidade -

Na altura, a feira contou apenas com 12 expositores, entre os quais três artesãos, tendo o certame de nove dias sido visitado por pouco mais de 1.500 pessoas.

Com os anos, o certame foi crescendo lentamente e o número de expositores aumentou nas décadas seguintes. Porém, com a crise, a feira foi perdendo força e vigor. Ainda assim, a Fatacil nunca deixou de ser uma montra do que de melhor se faz na nossa região. Além disso, é considerada desde há longos anos a maior e mais prestigiada feira empresarial generalista do Algarve e do sul de Portugal.

Este ano, em que a feira completa 36 anos, a autarquia de Lagoa e a Fatasul (que ainda vai organizar o certame este ano, devido à demora do processo de extinção desta associação), pretendem dar uma nova vida à Fatacil.

O evento está marcado para os dias 21 a 30 de agosto, no parque municipal de feiras e exposições de Lagoa.

“Uma marca do Algarve”

“Trata-se de um evento que é uma marca do Algarve e até mesmo do nosso país. É verdade que estava a perder força nos últimos anos, mas iniciámos a revitalização do certame no ano passado, com sucesso, e este ano ainda vamos melhorar mais”, garantiu o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, na apresentação da Fatacil 2015, sexta-feira, na Quinta dos Vales.

O autarca adiantou que esta feira “está a recuperar o ânimo e a tornar-se de novo numa grande festa”, sendo que os números do ano passado revelam “uma subida do número de visitantes e de expositores”.

Também o vereador Luís Encarnação, que é responsável pela organização da Fatacil 2015, frisou que a autarquia sentiu “uma forte necessidade de inverter a tendência perigosa de decréscimo de visitantes e expositores”.

Por isso, nesta 36ª edição, a Fatacil vai “apostar forte no cartaz musical”, com artistas que movem multidões (ver caixa). A empresa de produção de eventos do músico André Sardet, que também esteve na apresentação da Fatacil 2015, na Quinta dos Vales, foi a escolhida para animar os dez dias do certame.

Ao mesmo tempo, a feira vai contar com mais 100 expositores em relação ao ano anterior (700 no total), sendo que 40 por cento são novos em relação a 2014.

A maioria dos expositores está ligada ao setor comercial e industrial (275) e ao artesanato nacional e internacional (200). O setor agropecuário estará representado com 150 criadores e empresas agroalimentares, enquanto o setor gastronómico contará com 35 expositores e o setor institucional com 40.

Vinho dá o mote para a edição 2015

Com um orçamento de 850 mil euros, a Fatacil 2015 terá como tema o “Vinho e a Vinha”, estando prevista a realização de “uma grande mostra de vinhos portugueses, de diversas regiões vitivinícolas nacionais”, estando já garantidas as presenças de empresas do Algarve, Alentejo, Setúbal, Ribatejo, Lisboa, Beira Interior, Dão, Bairrada, Douro e Madeira.

“O vinho e a vinha estão ligados à nossa identidade. Teve tempos áureos, passou por momentos conturbados, mas hoje, com o surgimento de novos produtores, já é considerado um produto de excelência e ganha prémios internacionais”, salientou o presidente Francisco Martins, destacando a evolução deste setor no concelho nos últimos anos. “Até já vejo vinhos de Lagoa em restaurantes e hotéis de Vilamoura, por exemplo, o que era raríssimo”, disse.

Por seu lado, o vereador Luís Encarnação destacou a oportunidade que os produtores vão ter de “promoverem e divulgarem os seus vinhos e outros produtos” junto dos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros que são esperados nesta edição.

A grande novidade desta 36ª edição é a realização de festas “after-hours”, da 1h00 às 3h00, nos últimos três dias da Fatacil 2015.

————————————————————————————-

Dez dias de grandes concertos

Este ano, o cartaz de artistas que irão desfilar pelo palco principal conta com nomes bem sonantes. A feira, que se prolonga por dez dias, começa com Carminho e encerra com Anselmo Ralph

Dia 21 – Carminho
Dia 22 – Os Azeitonas
Dia 23 – David Carreira
Dia 24 – The Black Mamba
Dia 25 – Quim Barreiros
Dia 26 – Amor Electro
Dia 27 – João Pedro Pais
Dia 28 – Richie Campbell
Dia 29 – Daniela Mercury
Dia 30 – Anselmo Ralph

 

(Notícia completa na última edição em papel do JA – dia 16 de julho)

 

Nuno Couto/JA

 

.

 

.

 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.