Louletanos celebram Dia do Município

ouvir notícia

Loulé celebra hoje, dia 2, o dia do município. Depois das cerimónias solenes que decorrem ao início da manhã, o executivo municipal irá proceder à cerimónia pública de assinatura da escritura dos fogos de habitação social do Bairro EXCAR, localizado na cidade de Loulé.
A tradicional cerimónia de atribuição das medalhas de mérito aos agraciados do concelho vão decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho a partir das 10h45. A Alcaidaria do Castelo vai ser a anfitriã da apresentação do livro “Loulé. Uma Galeria de Retratos”, da autoria do fotógrafo António Homem Cardoso.
Na parte da tarde as atenções viram-se para o interior do concelho onde se realiza a tradicional Festa da Espiga de Salir. Uma festa cuja programação tem início marcado para as 15h00 e inclui momentos de animação musical, espaços dedicados à gastronomia e o tradicional cortejo etnográfico que passa pela principal rua desta vila. Importa recordar que ao longo do desfile os visitantes são convidados a conhecer vários pormenores da atividade agrícola e artesanal do interior louletano como é o caso de atividades que já estão em muitos casos em vias de extinção. As sementeiras, as mondas, as ceifas, as debulhas, o fabrico do pão caseiro típico, a apanha do medronho e a sua destilação, a apicultura e a extração da cortiça, o varejo do figo, a amêndoa e a alfarroba, o artesanato de linho, a lã, a palma trabalhada através da técnica da empreita, ou a cestaria de verga são algumas das atividades que serão representadas neste desfile.
Mas os festejos do Dia do Município de Loulé prolongam-se pela noite a dentro estando lançado o convite para assistir ao espetáculo “Um beijo… mais um beijo… outro beijo” que será apresentado na Cerca do Convento de Loulé a partir das 22h00.

Medalhas de Mérito

Este ano a autarquia vai distinguir vários munícipes e associações que pelas suas atividades e empenho se têm demarcado. A medalha de mérito municipal de grau ouro vai ser entregue a João Cravinho enquanto a medalha de grau prata será entregue a Horácio Cavaco Guerreiro. O Ateneu – Comercial e Industrial de Loulé recebe a medalha de grau prata à semelhança da Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira (QUARPESCA). A medalha de grau bronze é entregue a Valério Clara Chocolateiro e a Fernando Soares.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.