Mais turistas não estacam “sangria” de empregos na hotelaria e restauração

ouvir notícia

.

Os dados publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, no final do terceiro trimestre de 2014, os setores da restauração e bebidas e da hotelaria, registaram uma quebra de 3,9% no emprego homólogo, ou seja, perderam-se 12.200 postos de trabalho.

Estes números confirmam as previsões da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) relativamente à destruição de emprego nestes setores.

“Apesar do aumento do número de turistas em Portugal, vaticinando-se que 2014 será um ano recorde, o setor continua a enfrentar grandes dificuldades de tesouraria e a não ter capacidade de repor a mão-de-obra perdida”, realça a associação.

- Publicidade -

Segundo os últimos dados, nos últimos nove meses (de 31 de dezembro de 2013 a 30 de setembro de 2014) registou-se uma perda de 8.100 postos de trabalho, -2,8%, indicando a perda de 30 postos de trabalho por dia.

“Desde 2011, que a AHRESP alerta o Governo e a opinião pública através de várias análises de dados oficiais e de estudos, em que se destaca a problemática da carga fiscal e dos custos de contexto com os nefastos efeitos sobre as empresas, que se veem perante uma tesouraria depauperada, uma acumulação de dívidas e bens hipotecados, que invariavelmente resultam em encerramentos e despedimentos”, protestam os responsáveis do setor, reivindicando a reposição do IVA dos atuais 23% para os 13%.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.