“Mamamaratona” reuniu 6.000 participantes pela prevenção do cancro

ouvir notícia

.

Pelo 13º ano consecutivo, a Associação Oncológica do Algarve (AOA) organizou o evento “Mamamaratona”, uma marcha entre os cinco e oito quilómetros, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e Associação de Atletismo do Algarve.

A “Mamamaratona 2013” realizou-se no último domingo, na zona ribeirinha de Portimão. Num percurso pelas ruas da cidade, seis mil pessoas caminharam e correram pela prevenção do cancro da mama. A soma de 25 mil euros, resultado das inscrições e donativos, reverte para a construção de uma casa de apoio aos doentes oncológicos em tratamento.

“Os objetivos da Mamamaratona 2013 foram alertar as pessoas para a problemática do cancro, em particular da mama, sensibilizar as pessoas para a prática de um estilo de uma vida saudável e angariar fundos para a construção da ‘Casa Flor das Dunas’, uma residência de apoio temporário ao doente oncológico em tratamentos na Unidade de Radioterapia do Algarve, da AOA”, adiantam os promotores do evento.

- Publicidade -

A Associação Oncológica do Algarve refere ainda que a angariação de fundos resultantes deste evento atingiu os 25 mil euros, que foram conseguidos através das inscrições dos participantes e dos vários apoios institucionais, patrocínios e apoios dados por diversas entidades e empresas a esta iniciativa solidária.

A ação sensibilizou cerca de seis mil pessoas, que participaram nesta iniciativa no “Outubro Rosa”, mês internacionalmente conhecido de alerta contra o cancro da mama.

Atletas de renome abraçaram esta causa

Ao nível desportivo, e mais uma vez, a Associação de Atletismo do Algarve integrou-se neste evento, mantendo o percurso de 21 quilómetros (Meia Mamamaratona) e iniciando o de 10 quilómetros (Mini Mamamaratona), realizando inscrições a atletas federados e não federados, cujo valor das inscrições foi entregue, em parte, à Associação Oncológica do Algarve.

Fernanda Ribeiro, Ana Cabecinha, Ana Dias, Jorge Costa, Hely van Hulst, Carlos Cabral, Ezequiel Canário, entre outros atletas de renome, uniram-se à causa apoiando as iniciativas da AOA em prol do doente oncológico.

Sendo a saúde a preocupação fundamental da iniciativa, a iniciativa incluiu exercícios de aquecimento e relaxamento, assim como rastreios de glicémia, tensão arterial, IMC (índice de massa corporal), visual e escloriose, de forma gratuita. Também se efetuaram massagens de relaxamento muscular.

A Associação de Atletismo do Algarve ficou responsável pela fiscalização e aferição das provas de atletismo, sendo que os resultados (o menos importante neste caso) encontram-se no site www.aaalgarve.org.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.