Manifesto das Eurocidades ibéricas quer circulação livre nas fronteiras

ouvir notícia

Os autarcas das sete Eurocidades ibéricas, incluindo a do Guadiana, composta por Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, apelaram através de um manifesto conjunto para a necessidade de restaurar a liberdade de circulação nestas regiões que estão a ser afetadas pelo encerramento da fronteira terrestre devido à pandemia de COVID-19.

O documento junta os autarcas das sete eurocidades de Portugal e Espanha e pede a “abertura das fronteiras ou, mais especificamente, decretar a livre circulação dos cidadãos das Eurocidades da fronteira luso-espanhola entre os núcleos populacionais que compõem cada uma delas”.

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 00:00 de 15 de junho devido à pandemia de COVID-19, segundo a resolução de Conselhos de Ministros publicada em Diário da República na quarta-feira.

- Publicidade -

O manifesto apela ainda à criação de um “protocolo específico”, para a fronteira entre Portugal e Espanha, “tendo em conta as fases de desconfinamento em que os territórios estão imersos, o que proporciona aos cidadãos, independentemente do seu país de residência, garantias legais similares e a nível de controlo da saúde pública”.

As regiões ibéricas pretendem ainda ter um status de Eurocidade, como forma de “definir um protocolo de ação em situações de crise em que a singularidade dessas áreas de fronteira seja considerada”.

As sete Eurocidades querem também promover-se como localidades seguras face à pandemia de COVID-19.

Segundo o documento, o objetivo é “contemplar um plano para a recuperação de espaços fronteiriços com base na projeção das Eurocidades como aglomerações urbanas transfronteiriças seguras, longe de centros de contágio e que apostam em conjunto na segurança, saúde e bem-estar em suas ofertas comerciais a nível gastronómico, cultural, turístico e a nível de produção”.

O manifesto explica ainda a intenção de “solicitar meios de financiamento à União Europeia e aos seus Estados” para “aliviar o impacto económico produzido pela crise da COVID-19 de forma a ser possível apoiar os agentes locais e económicos das Eurocidades”.

O texto conjunto resulta da realização de um fórum online convocado e organizado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín, que decorreu a 5 de maio.

Neste fórum participaram os presidentes das sete Eurocidades Ibéricas: Eurocidade Cerveira-Tomiño, Eurocidade Tui-Valença, Eurocidade Salvaterra-Monção, Eurocidade Chaves-Verin, AECT, Eurocidade Elvas-Badajoz, Eurocidade Ciudad Rodrigo-Fuentes de Oñoro-Almeida-Vilar Formoso e Eurocidade do Guadiana (Vila Real Sto. Antonio-Castro Marim-Ayamonte), que subscrevem também agora o manifesto.

O documento lembra ainda a ligação entre Portugal e Espanha, ainda anterior à formação das Eurocidades, onde existem “espaços comerciais, económicos, sociais, familiares e de lazer partilhados que permitiram a construção de acordos entre entidades locais nos dois lados da raia”.

“Em concreto, em todas as Eurocidades da fronteira luso-espanhola, independentemente dos diferentes ritmos de concretização institucional, os cidadãos possuem relações sociais sólidas e laços históricos que teceram os alicerces da cooperação neste território. A cultura do contrabando, questão importante, também foi, em tempos de escassez, uma forma de vida comum a toda a Raia Ibérica que, por décadas, significou a revitalização das economias a nível local pois desenvolveram-se as relações transfronteiriças, consideradas como bases de todos estes avanços institucionais”, vinca o manifesto.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.