Marinha lança corveta do Algarve para “acompanhar” navio russo

ouvir notícia

Nesta missão foi empenhada a corveta Jacinto Cândido que se encontrava junto à costa algarvia

A corveta Jacinto Cândido, que se encontrava junto à costa algarvia, escoltou durante esta noite um navio hidrográfico russo para fora da Zona Económica Exclusiva.

O navio estava em águas internacionais mas dentro da Zona Económica Exclusiva, tendo sido intercetado pela corveta Jacinto Cândido que saiu de Faro e que escoltou o navio para fora da ZEE pela zona norte de Portugal. A missão demorou a noite inteira e só terminou já de madrugada, perto das 05h30 da manhã.

Segundo a marinha portuguesa, trata-se do navio russo Sibiriyakov, que dá o seu nome à classe Sibiriyakov (Projeto 865), da Esquadra do Mar Báltico.

- Publicidade -

“Foi detetado a cruzar o Estreito de Gibraltar no dia 30 de outubro, rumo a oeste. A Marinha Portuguesa monitorizou os movimentos deste navio até dia 05 de novembro de madrugada, altura em que o navio dobrou o Cabo Finisterra entrando no Golfo da Gasconha rumo a norte, saindo da Zona Económica Exclusiva Portuguesa”, informa a marinha, que já partilhou esta informação com os países aliados da NATO.

Este foi o terceiro incidente numa semana deste tipo.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.