Mário Soares este sábado em Loulé para “Grandes Testemunhos”

ouvir notícia

.

Figura incontornável dos 40 anos da democracia, Mário Soares vai estar no próximo sábado, dia 10, pelas 20h45, no Cine-Teatro Louletano, abrindo o ciclo de intervenções públicas dos ex-Presidentes da República sobre as questões fundamentais do País que se colocaram e se colocam ao Estado e ao povo português.

É este o objetivo central do ciclo “Grandes Testemunhos” que levará também Ramalho Eanes a Loulé, já em junho (dia 6), e Jorge Sampaio, em julho, convidados pela Comissão Concelhia 25 de Abril.

Mário Soares, Presidente da República em dois mandatos consecutivos (1986 a1996) e Primeiro-ministro (1976 a 1978 e 1983 a 1985), foi responsável por ultimar o processo de adesão de Portugal à CEE, conduzindo as negociações finais e assinando o Tratado de Adesão em 1985.

- Publicidade -

Fundador do Partido Socialista, em 1973, Mário Soares foi um dos mais persistentes opositores à ditadura, desde os seus tempos de estudante universitário. A 28 de abril de 1974, três dias depois da Revolução dos Cravos, regressou do exílio em Paris, no chamado “Comboio da Liberdade”. Durante o período pré-constitucional foi o principal líder do campo democrático, tendo conduzido o PS à vitória nas eleições para a Assembleia Constituinte de 1975.

Mário Soares ocupa lugar cimeiro na História Portuguesa da transição do século XX para o século XXI, pela sua influência a nível nacional e internacional. Dirigiu diversas organizações e comités a nível mundial e é autor ou coautor de largas dezenas de obras publicadas em diversos domínios, tendo recebido ao longo da sua vida numerosos reconhecimentos académicos e institucionais em Portugal e por todo o Mundo.

Mais uma vez é dado o lugar de relevo à presença das escolas como centros de excelência da cidadania. Mário Soares será apresentado por Conceição Bernardes, diretora do Agrupamento de Escolas Laura Ayres (Quarteira). A sua intervenção será antecedida pela leitura de uma mensagem de um dos alunos mais jovens do concelho (André Alagoinha Francisco, 15 anos, Escola Duarte Pacheco), depois de brevíssimas intervenções do Coro Infantil de Loulé e do cantor Luís Garlito, e encerrará também com mensagem de um dos alunos finalistas do ensino secundário – Milton Mateush, 18 anos, nascido na Rússia, da Escola Secundária Laura Ayres.

Para Mário Soares, o Algarve, onde tem residência secundária em que se refugia para os seus escritos, é desde há muitos anos lugar de eleição.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.