Morreu o cantor e compositor de soul Solomon Burke

ouvir notícia

O cantor e compositor de soul Solomon Burke, de 70 anos, faleceu este domingo, no avião que o transportava para a Holanda.

Robert van Kapel, porta-voz da Polícia holandesa, citado pelas agências AP e AFP, confirmou a morte do artista, referindo que serão dados posteriormente todos os esclarecimentos.

O cantor norte-americano, que viajava desde Los Angeles, apresentar-se-ia terça-feira num conhecido clube da capital holandesa.

- Publicidade -

Burke, considerado rei do Soul, foi cabeça de cartaz no Festival Med em Loulé, na edição de 2008, oferecendo ao público um concerto recheado de êxitos, entre eles, “Everybody needs somebody to love”.

Apontado como introdutor do ritmo gospel nas músicas de soul e rock & roll, nasceu em Filadélfia (Pensilvânia) no seio de uma família católica. O cantor começou por ser pregador e, posteriormente, apresentador de um programa de música gospel numa rádio, com Martin Luther King Jr..

Na década de 1960 os seus singles tiveram presença constante nos tops norte-americanos. Recebeu um Grammy e o seu nome integra o Rock and Roll Hall of Fame.

Autor de êxitos como “Down in the valley”, e “Cry to me”, as suas composições foram interpretadas por nomes como Otis Redding, ou Rolling Stones.

Tom Waits, Bob Dylan, Brian Wilson, Elvis Costello, Van Morrison, Eric Clapton, Ben Harper e Keb’Mo’, foram alguns dos compositores que escreveram para Burke.

Ao longo da carreira editou cerca de 45 álbuns, além de ter colaborado em vários discos de outros artistas e coletâneas.

Este ano editou o álbum “Nothing’s Impossible”, apresentou-se pela primeira vez no Japão e realizou uma digressão por países europeus durante julho e agosto.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.