Município investe quase 1,5 milhões euros para apoiar associações

Foram ainda aprovados protocolos a celebrar com a ACTA; DEVIR; ENLAMA; BCC; Associação Recreativa e Cultural dos Músicos; Na Mouche e JAT — Coletivo Janela Aberta Teatro — Associação Cultural

ouvir notícia

O apoio ao associativismo no concelho de Faro foi aprovado no dia 25 de julho. A verba de 1 428 832,40 euros será distribuída pelos diversos âmbitos da atividade associativa (Cultural, Defesa da Causa Animal, Desportivo e Juvenil e Social), anunciou esta semana a autarquia.

No que toca ao Associativismo Cultural, foram recebidas 60 candidaturas, tendo sido validadas 56. O montante total de apoio financeiro para este conjunto de coletividades será de 221.734,64 euros, distribuindo-se pelas medidas que contemplam o apoio à atividade regular, à modernização e beneficiação de instalações e ao arrendamento de instalações.

Foram, ainda, aprovados protocolos a celebrar com A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA); Associação de Atividades Culturais (DEVIR); ENLAMA — Associação Cultural; Beliaev Centro Cultural (BCC); Associação Recreativa e Cultural dos Músicos; Na Mouche — Associação e a JAT — Coletivo Janela Aberta Teatro — Associação Cultural.

- Publicidade -

Relativamente ao Associativismo da Defesa da Causa Animal e no âmbito de medidas de apoio à modernização e autonomia da Entidade, à realização de atividades de promoção e defesa da causa animal e à modernização e beneficiação de instalações concorreram três agremiações (MAF – Movimento Pró Animal de Faro, PRAVI – Projeto de Apoio à Vítima Indefesa e Associação cabana da Meia Noite), pelas quais será distribuída uma verba total de 20 848,19 euros.

Outras duas áreas do associativismo, o desportivo e juvenil, reuniram 66 pedidos, sendo 59 relativos ao associativismo desportivo e sete relativos ao associativismo juvenil. Apenas dois não reuniram as condições para serem aceites, “por não terem sido entregues no prazo, ou por não terem todos os documentos necessários e exigidos no processo”, explica a autarquia. Foram então validadas 64 candidaturas, pelas quais será distribuída a verba de 458 881,32 euros.

Para além do valor financeiro, a autarquia cede instalações desportivas a diversas associações sem fins lucrativos. Este ano, o apoio dado no âmbito desta medida e aprovado, igualmente, em reunião de Câmara, soma as 9 330,30 horas de utilização, que, de acordo com a tabela de cálculos usada pelo município, corresponde a um valor de 524 965,00 euros.

Por fim e no que toca ao Associativismo Social, os apoios financeiros da autarquia serão de 202 403,25 euros, distribuídos pelas 35 candidaturas entregues e admitidas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.