Novo caso de COVID-19 em São Brás “está em estudo”

ouvir notícia

O novo caso positivo de COVID-19 que foi divulgado ontem pela Direção-Geral de Saúde, através do boletim diário, “está em estudo” e trata-se de “uma pessoa com alguns contactos socias”, revelou a delegada de saúde regional, Ana Cristina Guerreiro.

Até ao momento já foram identificados “20 contactos próximos” deste caso “bastante recente” e “agora é o trabalho da saúde pública. Identificar, testar e separar os que têm risco isolado”, referiu a responsável na conferência de imprensa quinzenal da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro.

O Algarve mantém uma situação “tranquila” no número de casos de COVID-19, com um aumento no número de recuperados, apesar do novo infetado no concelho de São Brás de Alportel, que não registava casos há várias semanas.

- Publicidade -

“Tivemos duas semanas um pouco mais tranquilas porque estamos numa fase em que nitidamente diminuem o número de casos novos e aumentam os recuperados” afirmou.

Segundo Ana Cristina Guerreiro, todos os “focos de preocupação estão em fase de estabilização”, sendo consideradas “boas notícias” o facto de os últimos testes efetuados “a quatro utentes considerados positivos” do lar de idosos de Boliqueime terem “resultado inconclusivos”.

Nos focos de COVID-19 entre as comunidades rurais com migrantes na região, a situação “tem vindo a negativizar”, sublinhou, tendo entrado, agora, “numa fase de redução e tendência para a sua solução concreta”.

A responsável informou que já “foram testados todos os lares de idosos”, num total de 105 entidades e 5892 testes, assim como “os funcionários das creches” que abriram esta semana e “metade dos funcionários” das unidades de cuidados continuados, “sem qualquer caso positivo”.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, revelou que em relação aos profissionais de saúde, dos 20 que testaram positivo, desde o começo da pandemia, “18 já recuperaram” e apenas dois “se mantêm positivos há um mês”, no que classificou como “casos prolongados e atípicos”.

Paulo Morgado informou que o Algarve “vai participar no inquérito serológico nacional” cujo objetivo é a “avaliação à imunidade a várias outras doenças” e que “também incluiu a COVID-19”, um estudo que considera “credível”.

Questionado pelos jornalistas sobre as medidas com vista à segurança dos clientes da hotelaria, Paulo Morgado afirmou “não fazer sentido” testar diariamente os funcionários, devendo ser implementadas medidas preventivas, “como a medição de temperatura, o distanciamento social e utilização de máscara”.

Em relação à abertura da época balnear e à frequência das praias, o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, António Pina, adiantou que os municípios “têm vindo a trabalhar nesta questão” e que, “durante esta semana”, irão fazer as suas reuniões internas e com as autoridades policiais, nomeadamente, a Polícia Marítima, e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Não querendo apontar soluções, António Pina, referiu que as mesmas “terão de ser enquadradas” nas normas definidas pelo Governo, sendo necessário “afinar com os concessionários o que é possível implementar”.

Como exemplo, apontou a possibilidade de haver “assistentes de praia, sempre numa atitude de prevenção e não de repressão”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.