Os momentos chave de 2021

ouvir notícia

O ano da vacina que não derrubou o vírus

Foi o segundo ano dominado pelo covid-19. E também pela vacina, que deveria conferir a esperada imunidade de grupo, que afinal não chegou mesmo com a nossa disciplina de “país mais vacinado do mundo”. No Algarve a disciplina foi menor, há menos gente vacinada. Na política, as autárquicas ditaram o crescimento das câmaras PS. Na economia, prepara-se a bazuca. A retoma económica lá vai avançando, por entre os pingos do vírus. Aqui, no JA, 2021 foi um ano triste: no último mês do ano, o nosso diretor, Fernando Reis, deixou-nos para sempre

Janeiro


A região algarvia preparava-se para entrar na terceira vaga da pandemia de covid-19, com o aumento do número de casos positivos da doença e seis concelhos a atingir a meta de risco elevado de contágio.

- Publicidade -


Nascida às primeiras horas de 2021 no Hospital de Faro, o bebé do ano no Algarve é uma menina. Chama-se Mariana Markovic Guerra e é filha de mãe de nacionalidade sérvia e de pai português, residentes em Albufeira.


Faleceu o escultor João Cutileiro aos 83 anos. O artista, que conta com várias obras disseminadas por algumas cidades e vilas do Algarve, estava internado num hospital em Lisboa, devido a graves problemas respiratórios relacionados com um enfisema pulmonar.


O antigo futebolista internacional holandês Edgar Davids foi anunciado como novo treinador do Olhanense.


Três anos depois do último grande fogo em Monchique, que destruiu mais de 16 mil dos 41 hectares da sua floresta, o município tem um plano de prevenção dos grandes fogos, em conjunto com o concelho de Silves. É um projeto pioneiro a nível nacional e custará no mínimo 20 milhões de euros.


A CCDR/Algarve anunciou que os fundos comunitários deverão duplicar nos próximos sete anos por comparação com os 570 milhões de euros do quadro comunitário de apoio 2014/2020, atingindo 1200 milhões de euros no final de 2027.


Começa a vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos dos concelhos de Tavira e Albufeira, os dois municípios que tinham, à data, uma maior incidência do vírus.


O Algarve registou em 2020 o pior ano turístico de que há memória, quer em taxas de ocupação, quer quanto a resultados económicos, caindo de mais de 24 milhões de dormidas em 2019 para 8,7 milhões no ano passado.


Começou ao largo de Alvor a sementeira do primeiro viveiro de amêijoas em mar aberto do mundo. Um projeto, que globalmente já ia em seis milhões de euros, visa a sementeira, engorda e apanha de amêijoa, em pleno mar aberto, numa estrutura de 100 hectares, a 5 km da costa. Produzirá 600 toneladas de amêijoa.


Os hoteleiros algarvios acreditam que a recuperação do dinamismo turístico da região, pode levar de três a cinco anos.


O Algarve ajudou a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, com 57% dos sufrágios.

Fevereiro


O valor médio da alfarroba quase triplicou desde 2017 até hoje. A procura de polpa para farinhas está em ascensão, mas é a semente que promove o produto e forma o seu preço final.


A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, foi um dos não profissionais de saúde a ter direito, com carácter prioritário, à vacina contra a covid-19, invocando a sua condição de voluntária do serviço de apoio social existente no hospital de campanha instalado no pavilhão Arena.


Sérgio Vieira chegou a acordo com o Farense para o fim da sua relação contratual, após resultados negativos da equipa.


Em entrevista ao JA, o coordenador da luta contra a covid-19 no Algarve, Jorge Botelho, revelou que o distrito estava a receber largas dezenas de doentes de outras regiões.


Com os palcos vazios, bilhetes longe de esgotar e discotecas fechadas, vários profissionais do mundo da arte do Algarve revelaram ao JA que há artistas a passar fome.


O edifício da RTP em Faro e o terreno envolvente onde funciona a delegação do Algarve da televisão e rádio pública foram classificados como monumento de interesse municipal.


A Praça de Touros de Albufeira, a única fixa no Algarve, encerrou definitivamente as portas e os novos proprietários planeiam reabilitar o complexo urbanístico.


O segundo confinamento, em janeiro, pôs à prova as respostas do Algarve na área da saúde mental. Aumentam as depressões, ansiedades, tendências suicidas. Prevendo o pior, logo no primeiro confinamento, as autoridades de saúde reforçaram os canais de atendimento na área da saúde mental.


A captação de água no rio Guadiana, a instalação de centrais de dessalinização, o reaproveitamento das águas residuais tratadas e o controlo das perdas são os principais meios previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, com 200 milhões de euros, para resolver o problema da falta de recursos hídricos na região, que é omisso quanto à barragem da Foupana.


A construção da ponte entre Alcoutim e a localidade espanhola de Sanlucar del Guadiana, prevista pelo Governo no Plano de Recuperação e Resiliência, é o “cumprir de um sonho” com “muitos anos” para o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves.

Março

A cobertura de redes de comunicações de alta velocidade fixas no Algarve é inferior à média do País, tal como no Alentejo.


Foi anunciada a subida do preço da água no Algarve para sustentar projetos de eficiência hídrica na região, um aumento que “não será grande”, mas que será suportado também pelos grandes consumidores da agricultura e golfe.


Luís Gomes, Desidério Silva e Francisco Martins anunciam regresso às eleições autárquicas nos concelhos de Vila Real de Santo António, Albufeira e Lagoa, respetivamente.


A Câmara de Faro recebeu quatro propostas de empresas no concurso público internacional para a construção da nova ponte da Praia de Faro, depois de os três primeiros terem finalizado sem concorrentes.


Des pé desde 2007, a estrutura do famoso restaurante Estaminé, em Faro, foi consumida por um incêndio em poucas horas. O proprietário assegurou a reabertura do restaurante.


A escritora algarvia Lídia Jorge passou a integrar o Conselho de Estado, depois de ter recebido o convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


O JA entrevistou Luís Camarada, um jovem pastor que aos quatro anos começou a ir para o campo com o seu bisavô e gado. Um ano depois comprou a sua primeira cabra e a partir daí nunca mais parou. Agora, com 18 anos, abandonou a escola e acompanha diariamente mais de 60 cabeças de gado, por terras do interior do concelho de Castro Marim.


Devido ao doping por parte do espanhol Raúl Alarcón da W52-FC Porto, que foi suspenso por quatro anos pela UCI, o vilarrealense Amaro Antunes foi declarado vencedor da volta a Portugal em 2017, o mesmo acontecendo em relação a João Brandão, que em 2018 representava o Sporting-Tavira.


O JA falou com vários setores que nunca pararam durante a pandemia como a agricultura, pescas, oficinas, lotas, construção civil, comércio, panificação e padarias e publicidade e mundo digital, que retrataram o cenário atual.


Por esta altura, no Algarve, existiam centenas de pessoas que estavam à espera do pagamento da Segurança Social por doença covid-19 ou por isolamento profilático, com atrasos que chegam a ser de mais de dois meses.


O JORNAL do ALGARVE comemorou 64 anos.


A histórica empresa de Olhão, Conserveira do Sul, passou a ser controlada na totalidade por um grupo português liderado pela Grow Capital Partners, com o aumento das exportações nos objetivos dos novos investidores.

Abril

Em entrevista a JA, o antigo Governador Civil do Algarve, Fialho Anastácio, considerou que foi “um erro tremendo acabar com os governos civis”.


O presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, anuncia a sua demissão com a “falta de solidariedade institucional” da restante direção.


No Algarve, o abacate ocupava em abril 1850 hectares. Mas bastou uma polémica em torno de escassos 128 hectares, em Lagos, para que voltasse a rebentar a guerra do abacate, com o caso a chegar ao parlamento.


Foi anunciado um novo projeto de auxílio à população em situação de sem-abrigo que abrange sete municípios da região: Portimão, Tavira, Vila Real de Santo António, Faro, Loulé, Lagos e Albufeira.


O JA visitou um dos últimos refúgios de burros no Algarve, onde trabalham voluntariamente dezenas de pessoas e lutar pela sobrevivência da espécie em vias de extinção.


Em entrevista ao JA por ocasião do seu nonagésimo aniversário, o empresário Rui Nabeiro falou sobre a região e a sua necessidade de não poder deixar de sonhar.


Olhão vai ter um novo centro dedicado ao camaleão do Algarve, em risco de extinção, para contribuir para a conservação da espécie que só existe no litoral do distrito.


O JA entrevistou a algarvia Margarida Tengarrinha, que foi falsificadora e secretária de Álvaro Cunhal antes da revolução de 25 de Abril.


Negócios em torno de um terreno de mais de 5 mil metros quadrados, em Monte Gordo, estiveram na origem da detenção da presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, que renunciou ao mandato. Ao todo, o caso tem oito arguidos que incluem os empresários Carlos de Matos, Vítor Matos, o político António Gameiro e o funcionário autárquico João Faustino Ribeiro.


É anunciado o novo projeto de programação cultural em rede do Algarve, intitulado “Bezaranha”, com mais de 200 iniciativas previstas entre municípios.


A PJ deteve sete pessoas suspeitas de apropriação fraudulenta de imóveis através do recurso a usucapião, denunciado em 2020 pelo JA.


O JA entrevistou o algarvio Afonso Dias, que assistiu ao vivo à revolução dos cravos de 1974.


O Tribunal de Portimão condenou a 25 anos de prisão uma das mulheres acusadas de matar Diogo Gonçalves e quatro anos a outra.

Maio


Segundo os últimos números de julho de 2020, existiam 593 pessoas a viver nas ruas do Algarve, 15% do total nacional, mas é provável que a situação se tenha agravado pela pandemia de covid-19, que além do número alterou também o perfil habitual dos sem-abrigo.


O valor médio dos salários no Algarve estava entre 12 e 13 por cento abaixo da média nacional e a pobreza avassala a classe trabalhadora da região, segundo a União dos Sindicatos do Algarve.


A escritora Lídia Jorge foi a vencedora do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários da Associação Portuguesa de Escritores com o livro “Em Todos os Sentidos”.


O britânico Lewis Hamilton vence o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, em Portimão.
A CCDR considerou que a zona central do Algarve deverá ter uma linha de elétrico que faça a ligação da atual estação da CP no centro de Faro ao aeroporto, universidade, Parque das Cidades e Loulé.


João Rodrigues tornou-se no primeiro algarvio a vencer a Volta ao Algarve em bicicleta.


Foi entregue na Universidade do Algarve a entrega da proposta de criação do Parque Marinho do Algarve na zona central da região.


Lídia Jorge foi entrevistada pelo JA, tendo falado da sua ida para Lisboa, Angola, Moçambique, o racismo que considera existir em Portugal, a reconciliação dos povos e os prémios recebidos.


Cerca de duas mil pessoas exigem a construção de uma ponte pedonal para a ilha de Cabanas devido à falta de segurança, a acumulação de passageiros no verão e a democratização no acesso.


O Algarve volta a receber milhares de turistas britânicos depois de ter sido levantada a medida que os obrigava a fazer quarentena no regresso a casa.


No Algarve a sardinha tem uma valorização superior à média nacional e na região fazem-se 1/5 das capturas de todo o País. Razões para os algarvios exultarem a atual abundância daquele peixe nos mares, tanto como já não se via há 20 anos.


O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou a Administração Regional de Saúde do Algarve de despedir enfermeiros por telefone e sem aviso prévio.

Junho


Nesta altura, a região estava a administrar cerca de 4 mil vacinas por dia nos 11 centros de vacinação espalhados pelo Algarve. O JA visitou o Centro de Vacinação de Vila Real de Santo António onde confirmou a rapidez, eficácia e qualidade do atendimento.


Em entrevista ao JA, Manuel José referiu que quer que se olhe para o Algarve “com olhos de ver”.


Um grupo de investidores nacionais chegou a acordo com os americanos da Lone Star para a aquisição da Vilamoura World, que gere a marina.


Rute Silva tornou-se na presidente da Câmara Municipal de Vila do bispo depois de Adelino Soares ter renunciado “sem comunicação prévia”.


Para comemorar os 30 anos do Instituto Português do Desporto e Juventude do Algarve, o JA entrevistou Custódio Moreno que elogiou a atual geração de jovens algarvios.


A surfista algarvia Yolanda Hopkins tornou-se vice-campeã do mundo em El Salvador.


Milhares de turistas britânicos foram forçados a regressar mais cedo ao seu país devido à decisão do Governo do Reino Unido em retirar Portugal do seu corredor verde, obrigando os cidadãos de férias no Algarve a uma quarentena de 10 dias no regresso.


Noélia Jerónimo, do restaurante “Noélia & Jerónimo” em Cabanas de Tavira recebeu o prémio de Chef do Ano do Guia Boa Cama Boa Mesa.


Uma reportagem do JA revelou que o cão d’água algarvio tem características únicas e é considerado como o melhor do mundo.


A Comissão Vitivinícola do Algarve começou a distinguir os restaurantes que melhor promovem os vinhos da região através da atribuição de um selo que os reconhece como promotores oficiais.


Uma parcela de 15 hectares de uma propriedade de 14, com vegetação de alfarrobeiras, e mato foi arrasada para ali se construir um pomar de citrinos e abacates à beira da Ria Formosa, correndo um processo de contraordenação que pode chegar aos 200 mil euros.


A falta de trabalhadores nos CTT de Vila Real de Santo António tem levado a atrasos na distribuição de correio nos concelhos de Castro Marim e de Alcoutim.


A Câmara Municipal de Loulé aprovou a intenção da criação da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal para proteger os ecossistemas e o património ambiental do concelho.

Julho


Em grande entrevista ao JA, Jamila Madeira manifesta esperança que um dia alguém lhe diga porque saiu do Governo. Estava a fazer um bom trabalho, reivindica a deputada socialista.


A Infraestrutura de Portugal anuncia a conclusão das obras de requalificação da Ponte Internacional do Guadiana, tendo sido normalizada a circulação rodoviária na principal ligação fronteiriça, no Algarve, entre Portugal e Espanha.


O Algarve é uma das zonas do País que poderá, no futuro, ser o epicentro de uma nova pandemia, cuja doença será transmissível através de insetos, nomeadamente o mosquito, diz o ABC Algarve.


A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, defende a necessidade de continuar a reduzir gradualmente as portagens nas ex-SCUT, dando prioridade às vias do interior e à A22.


A ocupação média por quarto nas unidades de alojamento do Algarve foi, em junho, de 43,1%, menos 45,3% que no mesmo mês de 2019, antes de a pandemia afetar o turismo, diz a AHETA.


O aspirante a Geoparque Algarvensis, que abrange os concelhos de Albufeira, Silves e Loulé, tem um único objetivo: desenvolver o território de uma forma sustentável, ao mesmotempo que conta a história do planeta Terra, fundamentada com provas que o Algarve tem para mostrar ao mundo.


O secretário-geral do PS, António Costa, considerou no sábado que o Algarve deve ter 16 presidentes de Câmara focados em aproveitar os fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para recuperar e diversificar a atividade económica da região.


A recente decisão do Governo de impor a apresentação de certificados digitais e testes, sob determinadas condições, como passaportes para entrar num hotel ou num restaurante está a dividir os empresários daqueles setores no Algarve, de acordo com uma auscultação do JA.


O Algarve foi a região do País onde o número de desempregados inscritos nos centros de emprego mais decresceu no mês de junho, atingindo 23,4% face ao mês homólogo de 2020, mais do triplo da média nacional, segundo dados do IEFP.


Luís Romão, presidente do município de Vila Real de Santo António, um dos mais endividados do País e com um histórico recente pesado, pede tino e sentido do dever a quem lhe sucederá no cargo, depois das eleições de 26 de setembro.


O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, lamenta a não renovação da comissão de serviço do delegado de saúde local, Dr. Mariano Ayala, por parte da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), que“não comenta” o caso.

Agosto


A vencedora do concurso para a nova ponte da Praia de Faro, que contou com quatro propostas candidatas, foi uma empresa espanhola e o resultado foi contestado por outros concorrentes, pelo que se verificou um “pequeno atraso” no anúncio e concretização da adjudicação.


O Algarve é uma das duas únicas regiões do País que ganharam população nos últimos 10 anos – a par da região de Lisboa – e, das duas, aquela em que a percentagem de residentes fixos mais cresceu, informam os dados preliminares dos Censos 2021.


O único serviço de apoio de praia e de restaurante da ilha Deserta, na Ria Formosa, no concelho de Faro, retomou a atividade depois de, em março, ter ficado destruído por um incêndio, anunciou a empresa proprietária.


O concelho de Alcoutim vai ter o primeiro centro temporário de instalação de imigrantes de todo o sul do País, disse ao JA fonte do SEF.


O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, garante que vai continuar a luta contra a destituição do até aqui delegado de saúde do concelho e descreveu a situação como “caótica” na sequência da destituição de Mariano Ayala.


O sotavento do Algarve está em situação de seca severa, à semelhança do que acontece também em Alvalade do Sado, segundo o IPMA.


O algarvio Amaro Antunes (W52-FC Porto), vencedor em 2020, conquistou a 82.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, após a 10.ª e última etapa.


Desde 2012 que o sotavento algarvio não era palco de um tão grande incêndio como o que ocorre nos concelhos de Castro Marim, Tavira e VRSA e que já consumiu 6700 hectares, 2774 dos quais agrícolas, 163 edifícios atingidos e animais mortos.


Uma empresa de Faro, fundada há apenas três anos por dois jovens ex-alunos da Universidade do Algarve, está a dar cartas na engenharia geoespacial. É a única empresa do mundo daquela área contratada pela Agência Espacial Europeia.


A líder do Bloco de Esquerda (BE) acusou na semana passada as entidades em Olhão de continuarem a enviar esgotos não tratados para a Ria Formosa apesar de ter sido inaugurada recentemente uma ETAR.

Setembro


A região algarvia é uma das zonas do País mais bem preparadas para reagir e responder a um sismo, segundo conta ao JA o engenheiro civil João Estevão. No entanto, alerta para a falta de um sistema de evacuação das praias.


Após o incêndio em agosto que teve início no concelho de Castro Marim, fazem-se as contas aos prejuízos e avalia-se o impacto nos terrenos e edifícios, mas a primeira ajuda já começou a chegar às populações.


Alemães, brasileiros, venezuelanos, cabo-verdianos, fazem das listas partidárias portuguesas a sul do Caldeirão uma autêntica Torre de Babel. O JA foi descobrir quem são estes “estrangeiros” nas listas de partidos portugueses.


A ocupação global média por quarto nas unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos do Algarve foi, em agosto, de 76,2%, valor que ficou 17,9% abaixo do verificado no mesmo mês de 2019, revelou a AHETA.


Fernando Pires, 60 anos, que orientava precisamente os sub-23, foi nomeado para o cargo de treinador da equipa principal, sucedendo a Jorge Costa.
Ao leme das áreas da cultura e património do Algarve desde dezembro de 2018, Adriana Freire Nogueira declara ao JA que a classe artística até é mais unida do que se pensava, sobretudo em tempos difíceis.


É assinado em Alcoutim o contrato de financiamento que vai permitir concretizar até 2025 a Ponte Internacional entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.


A região do Algarve tem uma taxa de subscrições de serviço de alta velocidade de Internet de 79,3%, superior à média nacional mas inferior às regiões de Lisboa (93%), Açores (89,1%) e Madeira (87,2%).


Uma empresa totalmente portuguesa dedicada à produção de cannabis medicinal, inaugurada no concelho de Castro Marim, prevê um investimento total de cerca de 30 milhões de euros nos próximos cinco anos e a criação de 200 a 300 empregos.


Será um retângulo de biodiversidade preservada aquele que se está a preparar entre o farol de Alfanzina e o oeste de Albufeira, a zona de maior biodiversidade da costa sul portuguesa. A ideia é proibir a pesca numa área marítima restrita.


A maior central fotovoltaica do País e a maior central da Europa não subsidiada, Solara4, localizada em Martim Longo, no concelho de Alcoutim, já está concluída e com licença de exploração emitida a 15 de setembro.


A Universidade do Algarve (UAlg) informa que, pelo segundo ano consecutivo, apresenta uma taxa de colocação superior à média nacional. De acordo com os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021/22, foram colocados na UAlg 1585 novos estudantes, o segundo maior número dos últimos 30 anos.


Os proprietários de discotecas do Algarve mostram-se satisfeitos com a anunciada reabertura do setor, anunciada pelo Governo, mas há quem ache que as medidas foram tardias face ao verão que já lá vai. Outros compreendem o “atraso”.


O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assegura que está a “envidar todos os esforços” para colmatar a carência de médicos pediatras nos hospitais da região.

Outubro


Com avanços e recuos nos fluxos dos principais mercados emissores, foi aos visitantes portugueses que coube a “árdua tarefa” de salvar o verão algarvio. Salvaram-no, mas não a ponto de atingir os desejáveis números do período pré-pandemia, sobretudo 2019.


A Comissão Luso/Espanhola para a Cooperação Transfronteiriça aprova um conjunto de recomendações aos governos de Portugal e Espanha, nomeadamente a concretização da ligação ferroviária de alta velocidade entre Sevilha e Faro.


O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) afirma que as obras de requalificação da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António “estão condicionadas por uma decisão” do tribunal arbitral.


A bastonária da Ordem dos Enfermeiros defendeu na segunda-feira a contratação de mais profissionais para os hospitais algarvios, mas a administração diz estar à procura de enfermeiros em Espanha.


Os novos presidentes socialistas – e estreantes – de VRSA e Monchique dão entrevistas exclusivas ao JA e perspetivam o futuro dos seus concelhos.


O ministro do Ambiente e da Ação Climática inaugura a Central Fotovoltaica Riccardo Totta, em Alcoutim, o maior projeto deste género no País.
O Programa Operacional do Algarve (CRESC ALGARVE 2020) aprova um plano com o objetivo de acelerar a transição digital e capacitar 50 mil pessoas com competências digitais básicas até 2023.


O presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, apela aos municípios, entidades regionais e empresas que se preparem “para ir a jogo”, candidatando-se a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.


O aeroporto de Faro registou um acréscimo do movimento de passageiros entre janeiro e agosto (1,5 milhões; +3,8%), apesar de o valor se encontrar “ainda distante” do registado no mesmo período em 2019 (6,3 milhões de passageiros, representando um decréscimo de 76,3%), diz o INE.


Álvaro Leal (CDU, VRSA) e Ricardo Clemente (PS, Albufeira) são os rostos das mais surpreendentes mudanças políticas operadas já após as eleições de 26 de setembro. Em ambos os casos aceitam propostas de trabalho a tempo inteiro de executivos camarários em minoria face aos representantes da oposição e formam maioria com os vereadores eleitos pelo partido mais votado.


O Algarve é a região do país com menos prevalência de excesso de peso (obesidade e pré -obesidade) infantil (21,8%), divulga a ARS do Algarve.

Novembro


Pedro Monteiro, diretor regional da Agricultura, diz ao JA que voltar ao predomínio do sequeiro tradicional é uma utopia. Mas ressalva que se deve pagar, e bem, a quem o queira fazer.


O ministro das Infraestruturas e da Habitação afirma que a ligação ferroviária entre VRSA e Huelva, e depois a Sevilha, está no “topo das prioridades” do Governo.


O PCP de Vila Real de Santo António retira a confiança política a Álvaro Leal, eleito para a autarquia pela CDU e que assumiu uma vereação a tempo inteiro por proposta do PS contra a decisão da coligação.


O basquetebol algarvio está bem e recomenda-se, mas faltam árbitros e treinadores para acompanhar a evolução da modalidade, afirma-se em texto do JA.


Até 2050, 36 mil pessoas que vivem na costa no Algarve terão quer ser retiradas e realojadas devido à subida do nível do mar, ao desaparecimento de zonas costeiras e às cheias, afirmam especialistas ao JA.


A associação Algarve Tech Hub, leva uma delegação de 12 empresas e startups algarvias, ao Web Summit, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que decorreu na passada semana em Lisboa.


A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) vai ser liderada por António Pina, Rosa Palma e Osvaldo Gonçalves, em resultado das eleições de sexta-feira, dia 5, anunciou a entidade. O presidente da Câmara de Olhão foi reconduzido no cargo.


A secretária de Estado das Pescas participa na assinatura do protocolo de colaboração entre a Docapesca e os municípios de Alcoutim Castro Marim, VRSA e Mértola para tornar navegável o rio Guadiana a norte de Alcoutim.


Há quase seis anos à frente dos destinos do emprego e formação profissional da região, Madalena Feu não tem dúvidas de que o Algarve está no bom caminho no que respeita à queda do desemprego.


O metro ligeiro vai ligar as zonas Faro-Aeroporto-Universidade do Algarve-Parque das Cidade-Loulé-Olhão através de um sistema de superfície e será financiado pelos fundos comentários do programa “Portugal 2030”. Serão atribuídos 780 milhões de euros ao programa regional do Algarve.


Cristóvão Norte é o novo líder do PSD Algarve. A lista única que liderava alcançou 90,5% dos votos na eleição distrital de 12 de novembro, substituindo David Santos.


O número de pessoas a beneficiar de apoio alimentar através do movimento de voluntários Refood quadruplicou em Faro face a 2019, número que deverá continuar a subir devido ao final da época turística no Algarve.

Dezembro


O ferry que liga Vila Real de Santo António à cidade espanhola de Ayamonte, que atravessa o rio Guadiana, tem feito cada vez menos viagens e transportado menos pessoas e, com a pandemia, tem quebras de 80%.


A nova rede “VAMUS – Transportes do Algarve”, começa a operar no dia 1 de dezembro, dando início a uma nova fase do transporte rodoviário na região, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).


No dia 4 morre o diretor do JA, Fernando Reis. Muitas dezenas de pessoas disseram-lhe o último adeus dois dias depois no cemitério de VRSA. Fernando Reis estava internado no Hospital de Faro há três semanas, na sequência de uma infeção por covid-19. Tinha 66 anos.


O ex-autarca Luís Gomes será o cabeça de lista do PSD pelo distrito de Faro, em substituição de Cristóvão Norte, que encabeçou a lista social-democrata em 2019. Norte foi um destacado apoiante de Paulo Rangel nas diretas do partido.


José Carlos Barros, com a obra “As Pessoas Invisíveis”, é o vencedor deste ano do Prémio Leya, um dos principais galardões para romances inéditos em língua portuguesa, foi anunciado pelo grupo editorial Leya.


Chamam-lhes nómadas digitais, trabalham sempre online e o Algarve já está a recebê-los. Há quem veja neles uma “tábua de salvação” para o interior de região. O JA foi conhecer alguns e falar com especialistas sobre este novo estilo de vida, que muitos confundem com teletrabalho, mas é muito mais do que isso.


O Orçamento da AMAL para 2022, bem como as Grandes Opções do Plano (GOP), na ordem dos 4,7 milhões de euros, foram aprovados em reunião do Conselho Intermunicipal.


O presidente da distrital de Faro do PSD, Cristóvão Norte, acusou a Comissão Política Nacional do partido de “punir” quem não apoiou Rui Rio nas diretas, com os cabeças de lista às legislativas.


A reportagem do JORNAL do ALGARVE “Precários e Explorados”, do jornalista João Prudêncio, ganha o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, na categoria de Imprensa Regional e Local, iniciativa conjunta da UNESCO e da Presidência do Conselho de Ministros.


Precisamente 29 anos depois do acidente com um avião da Martinair no aeroporto de Faro, uma decisão judicial e uma série de TV norte-americana – a célebre May Day, da National Geographic – relançam o debate sobre as causas da tragédia.


Numa rara abertura ao mundo, as Carmelitas Descalças de Faro receberam o JA, que ali foi procurar mais sobre as tradições, costumes e rituais de um convento na época natalícia. As Irmãs do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo vivem no único convento habitado do Algarve.


A CCDR Algarve vai enviar o processo da construção de um Centro de Tratamento de Resíduos em Boliqueime para avaliação de impacte ambiental, apesar da contestação generalizada, de que tem sido alvo aquele projeto.

Gonçalo Dourado/João Prudêncio

Assine o Jornal do Algarve e aceda a conteúdos exclusivos para assinantes

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.