Novo livro da historiadora Maria da Graça Ventura já chegou às livrarias

ouvir notícia

«Por Este Mar Adentro», chega às livrarias hoje, 13, e é a mais recente obra da historiadora Maria da Graça Ventura, sob a chancela da editora Tinta da China.

Um livro de grande formato que põe o Algarve no centro da expansão hispânica nas Índias Ocidentais e que relata os êxitos e fracassos de vários mareantes e emigrantes algarvios na América Hispânica.

A historiadora algarvia, recupera em “Por Este Mar Adentro” os percursos de vida dos protagonistas deste fluxo migratório e ressitua historicamente o Algarve na dinâmica económica do espaço Atlântico.

Ao longo do século XVI e durante toda a União Ibérica, a fronteira algarvia manteve‑se permeável, fruto da mobilidade partilhada por algarvios e andaluzes. Legal ou ilegalmente, a gente do mar do Algarve participava na Carreira das Índias Ocidentais, fornecendo barcos, apetrechos, mão de obra qualificada e abrigo para as armadas da Guarda.

Quando o Atlântico se abriu ao mundo e se tornou um circuito de mercadorias e de pessoas das mais variadas condições e ideias, os algarvios aventuraram-se mar adentro, participando ativamente na construção da modernidade e no processo de globalização.

in Por este Mar Adentro
- Publicidade -
Maria da Graça Ventura

Maria da Graça A. Mateus Ventura, é investigadora associada no CHAM — Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa,  co-fundadora e presidente do Instituto de Cultura Ibero‑Atlântica (ICIA), membro da Asociación Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino‑Americanistas Europeus. Dirige também a coleção «Travessias» e a Meridional: Revista de estudos do Mediterrâneo (ICIA).

A também diretora da coleção «Travessias» e da Meridional: Revista de estudos do Mediterrâneo (ICIA), conta com sete livros publicados, a maioria dos quais sobre a Ibero‑América, dos quais se destacam Manuel Teixeira Gomes: Ofício de viver (coord.; Tinta‑da‑china, 2010) e Portugueses no Peru ao Tempo da União Ibérica: Mobilidade, cumplicidades e vivências (2 vols., 3 tomos, Lisboa, INCM, 2005). 

À VENDA NAS LIVRARIAS:

https://www.wook.pt/…/por-este-mar-adentro…/25720523

https://www.bertrand.pt/…/maria-da-graca-a-mateus…/11265

https://www.fnac.pt/Por-Este-Mar-Adentro-Maria…/a9531326

Facebook | «Por Este Mar Adentro», de Maria da Graça A. Mateus Ventura

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.