Obras na Igreja Matriz de Loulé valorizam local de culto e ponto turístico

Espaço de memória, mas também de afetos e sentimentos, elemento identitário, a Matriz de Loulé vive a partir de agora um novo ciclo na sua vida, depois “de uma Intervenção capital, de A a Z”

ouvir notícia

Passados cinco anos de trabalhos profundos de reabilitação, a Igreja Matriz de Loulé reabriu este sábado, dia 03, de “cara lavada” e com melhores condições de conforto e segurança, não só para a comunidade católica que frequenta o espaço, mas também para os turistas que visitam o centro histórico.

Neste dia de festa para os louletanos, a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, veio até ao Algarve para ver o trabalho realizado neste edifício datado do século XIII, classificado como Monumento Nacional, e que constitui um dos principais testemunhos do período Gótico na região. Em representação da Igreja esteve o Bispo do Algarve, Manuel Quintas, no dia em que celebrou o 22.º aniversário da sua ordenação episcopal, juntando-se ainda à cerimónia o louletano António Carrilho, Bispo Emérito do Funchal, que mantém fortes laços a este território e àquela ‘casa’.

Numa iniciativa do município que passou por várias fases – primeiro a reabilitação dos retábulos e altares, seguindo-se a recuperação do pórtico e finalmente os trabalhos na estrutura que obrigaram ao encerramento do local – esta intervenção, com projeto da autoria do arquiteto Vítor Mestre, foi realizada no “momento limite” até porque como explicou o autarca Vítor Aleixo a igreja estava “em risco de colapso”.

- Publicidade -

“Estava a degradar-se silenciosamente, lentamente, mas inexoravelmente. Dentro de algum tempo já não teríamos a integridade dos altares e já não seria possível recuperá-los. Foi uma intervenção feita no limite, mas decidida em boa hora”, explicou o presidente da Câmara de Loulé, entidade que financiou a obra orçada em cerca de 1.100 mil euros.

Espaço de memória, mas também de afetos e sentimentos, elemento identitário, a Matriz de Loulé vive a partir de agora um novo ciclo na sua vida, depois “de uma Intervenção capital, de A a Z”.

Segundo a autarquia, a reabilitação daquele edifício faz parte “de uma linha política de orientação estratégica que aposta na valorização e na recuperação do património, de uma forma consistente e com um olhar estratégico para o futuro”.

Relativamente à reabilitação, a secretária de Estado da Cultura sublinhou “a importância artística e patrimonial de uma igreja que apresenta notáveis testemunhos da evolução histórica e das sucessivas camadas construtivas e ornamentais, do século XIII aos finais do século XVIII, mas também o que representa enquanto elemento agregador das pessoas e das comunidades”.

O anfitrião da cerimónia, o padre Carlos Aquino, falou “da alegria para a comunidade católica de Loulé” pela reabertura depois de um longo tempo de portas fechadas “desta bela e grandiosa casa onde se aviva a memória de uma história, de uma cultura e de um povo crente”.

Neste dia, outra das novidades foi a abertura do espaço museológico da Igreja Matriz, numa ala lateral do edifício. O espaço, visitável, conta com duas salas: uma dedicada ao cerimonial que envolve a eucaristia e o batismo, onde é possível ver elementos como livros litúrgicos, a cruz processional e ciriais, duas custódias ou alguns paramentos; e uma outra onde está patente uma exposição dedicada ao culto da Mãe Soberana e onde se destaca o manto e as coroas da Nossa Senhora da Piedade.

Área envolvente sem carros e com projeto

O autarca de Loulé anunciou também que, a partir do dia 03 de setembro, a circulação e estacionamento automóvel no Largo da Matriz será condicionado apenas com acesso a moradores e viaturas de emergência. “Aproveitámos esta oportunidade para libertar este largo dos carros. Não podemos gastar tanto dinheiro do erário público municipal a recuperar o património e depois deixar que os carros, sem qualquer regra nem disciplina, tirem o brilho”, explicou.

Numa altura em que existe já um projeto da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne para a requalificação do largo e envolvente da igreja, o autarca adiantou que essa intervenção poderá ser o próximo passo para a valorização do Centro Histórico de Loulé.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.