Olhão espera pela “Princesa do Jazz”

ouvir notícia

Aziza Mustafa Zadeh atua no próximo dia 10 de setembro no Auditório Municipal 

Aziza Mustafa Zadeh, também conhecida por “Princesa do Jazz” ou “Jazziza”, nasceu no dia 19 de dezembro de 1969 em Baku, no Azerbeijão. Pianista, compositora e cantora de voz rara e sensual, soube fundir as suas raízes étnicas com o jazz, a música clássica e o avant-garde.
Zadeh começou a cantar com apenas três anos e cedo começou também a estudar piano clássico. A sua estreia em palco deu-se com o pai, Vagif Mustafa Zadeh, um músico que se tornou famoso por ter sido o pioneiro do jazz-mugam (um estilo de música tradicional do Azerbeijão com uma forte componente de improvisação). Aziza Mustafa Zadeh define as suas performances como “meditações musicais”, muito distintas do jazz clássico, pautadas pela improvisação mugam e pela espontaneidade do canto scat (técnica de canto que consiste em cantar vocalizando sem palavras ou com palavras sem sentido e sílabas, usado por cantores de jazz que criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz).
O seu primeiro álbum a solo, “Aziza”, foi lançado em 1991, seguido de “Always”, em 1993. É graças a este segundo álbum que ganha o Prémio Phono Academy, um prestigiante troféu alemão de jazz. Desde então tem tocado com vários músicos e lançou vários albuns: “Dance Of Fire” (em 1995), “Seventh Truth” (1996), “Jazziza” (1997), “Inspiration – Colors and Reflections” (2000), “Shamans” (2002), “Contrasts (2006) e “Contrasts II” (2007). Desde 1991 vendeu cerca de 15 milhões de álbuns por todo o mundo.
O espetáculo de Aziza Mustafa Zadeh está agendado para o dia 10 de setembro, no Auditório Municipal de Olhão, às 21h30. Este concerto, que tem o selo da Viprensa Produções, insere-se no cartaz do programa Allgarve, sendo apoiado pelo Turismo do Algarve e pela Câmara Municipal de Olhão. Os bilhetes custam 15 euros e já estão à venda em toda a rede Ticketline (Fnac, Worten, Centro Comercial Dolce Vita, El Corte Inglês, agências Abreu, pontos Megarede e www.ticketline.pt).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.