Os Verdes levam polémica da prospeção de feldspato ao Parlamento

ouvir notícia

Os Verdes dizem que a exploração de feldspato teria "grandes e graves impactos no ecossistema, nos recursos hídricos, na paisagem e no turismo"

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, acaba de questionar o Governo sobre a possibilidade de prospecção de depósitos minerais de feldspato na Serra de Monchique, uma área classificada como Zona de Protecção Especial e parte integrante da Rede Natura 2000.

José Luís Ferreira quer saber que entidades se pronunciaram no âmbito das consultas públicas para a atribuição dos direitos de prospecção e pesquisa de depósitos, em que sentido se pronunciaram e que entidades públicas deram parecer positivo.

A empresa SIFUCEL, Sílicas, S.A. requereu recentemente a atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato, no local de Carapitotas, concelho de Monchique, abrangendo uma área de 1.000 quilómetros quadrados.

- Publicidade -

A FELMICA- Minerais Industriais, S.A. também já tinha requerido a atribuição de direitos de prospecção e pesquisa, mas numa área denominada “Corte Grande”, com 1,612 quilómetros quadrados, localizada no mesmo concelho.

De acordo com Os Verdes, a exploração de feldspato, com minas a céu aberto, teria “grandes e graves impactos no ecossistema, nos recursos hídricos, na paisagem, no turismo, entre outros”.

No início deste mês de setembro, a Câmara Municipal de Monchique já tinha manifestado a total desaprovação da prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato concelho. A Assembleia Municipal também repudiou por unanimidade o mesmo propósito.

As populações também têm demonstrado a sua oposição ao projecto existindo um abaixo-assinado com mais de 2000 assinaturas num universo de 6037 residentes no concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.