PCP reúne com profissionais da cultura algarvia

ouvir notícia

Com a participação de Ana Mesquita, deputada do PCP na Assembleia da República, tiveram lugar esta segunda-feira um conjunto de encontros com entidades e profissionais da cultura com intervenção no concelho de Faro e na região.

Uma jornada que envolveu reuniões com a Direção da Companhia de Teatro do Algarve – ACTA, com a Associação Recreativa e Cultural dos Músicos, com a direção da DeVIR – Associação de Atividades Culturais e que terminou num encontro com músicos da Orquestra Clássica do Sul.

Destacam-se, do conjunto de contactos realizados, a necessidade de reforço de meios públicos de apoio a estas entidades que são responsáveis, em diversos planos, pela promoção do direito à criação e fruição culturais, visando o objetivo pelo qual o PCP também se tem batido de alcançar o valor de 1% do Orçamento do Estado para a cultura.

- Publicidade -

Simultaneamente, diz o PCP, identifica-se também a necessidade de valorizar os profissionais deste sector, “sujeitos à precariedade e intermitência das suas atividades” e com um papel cujo reconhecimento “carece de uma outra política que valorize os trabalhadores deste sector”. Numa região em que, não poucas vezes, o direito à cultura é substituído pelo desvio dos já parcos recursos para a vertente comercial e de entretenimento, o PCP manifestou a necessidade de uma política que assegure a estabilidade de financiamento das diversas entidades, independentemente dos apoios pontuais que possam ser assegurados pelas autarquias locais.

O PCP, num momento em que está a decorrer a candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027, “reafirma a necessidade de uma política que no plano nacional e regional, promova a democratização da Cultura assumida como condição e objetivo de desenvolvimento do País”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.