PCP vai apresentar moção de rejeição a programa de Governo da AD

“Não será pelo PCP que o projeto da direita será implementado”, garantiu

ouvir notícia

O secretário-geral do PCP anunciou esta quarta-feira, dia 13, que o partido vai apresentar uma moção de rejeição ao programa de Governo da AD, comprometendo-se a ser “a oposição” à política de direita e a combatê-la “desde o primeiro minuto”.

Em conferência de imprensa na sede nacional do PCP, em Lisboa, após uma reunião do Comité Central esta terça-feira, Paulo Raimundo salientou que o partido irá dar, “desde o primeiro minuto, combate à política de direita e aos projetos reacionários que se procuram afirmar e vai fazê-lo utilizando todos os meios ao seu dispor para esse combate”.

“Não será pelo PCP que o projeto da direita será implementado”, garantiu.

- Publicidade -

Questionado se o partido admite apresentar uma moção de rejeição ao programa de Governo da AD, o líder comunista respondeu: “Com toda a clareza digo que sim”.

“O facto de nós avançarmos para esta iniciativa é um sinal político que queremos dar, que é para ficar logo claro ao que é que se vai. Da nossa parte, nós não temos nenhuma ilusão sobre qual é o projeto do PSD e do CDS, da direita. Não temos nenhuma ilusão qual é o caminho e as consequências na vida das pessoas, dos trabalhadores e do país”, afirmou.

Numa alusão aos restantes partidos de esquerda, Paulo Raimundo referiu que esta moção de rejeição é “um sinal claro que só obriga a quem a apresenta, mas outros também farão as opções que entenderem sobre essa matéria”.

“Quem nos quiser acompanhar, acompanhará, quem não quiser acompanhar, não acompanha. Aquilo que fazemos não é para arrastar outros, é para dar um sinal claro de que, connosco, o projeto da direita não avança”, disse.

Interrogado se, perante o atual cenário político, o PCP considera que devem ser convocadas eleições antecipadas, Paulo Raimundo disse ter a “certeza plena” de que o projeto da direita “é prejudicial para os trabalhadores, para o povo e para o país”.

“O que nós precisávamos era que ele não fosse implementado”, afirmou.

Numa alusão ao PS, que já disse que pretende viabilizar um Governo da AD, Paulo Raimundo disse já saber que o PCP não será acompanhado na sua moção de rejeição.

“Cá estaremos não é para fazer parte da oposição, é para ser a oposição à direita e à política de direita. Nem vale a pena estarmos a falar se o PSD cede ou não cede ao Chega. O programa do PSD e do CDS, em conjunto, por si só, justificam todos os alertas que estamos a fazer agora”, advertiu.

Paulo Raimundo indicou que é precisamente isso que vai transmitir ao Presidente da República esta quinta-feira, no âmbito das rondas que o chefe de Estado está a fazer com todos os partidos.

“Da nossa parte, o senhor Presidente da República pode contar com a coerência de sempre, com a firmeza e com estarmos na primeira linha de combate à política de direita”, referiu.

Na sua intervenção inicial, Paulo Raimundo considerou que os resultados de domingo “criaram uma situação ainda mais favorável ao grande capital”, considerando que “os cerca de três milhões de votos” na direita estão assentes “na demagogia, na mentira e na ilusão”.

“Enganou milhares para a falsa ideia da mudança, essa mudança que de facto se exige, mas que não virá pelas mãos de PSD, CDS, IL e Chega. Desses partidos, a única mudança que virá é mais favorecimento aos grupos económicos, mais ataques aos serviços públicos”, criticou.

O secretário-geral do PCP responsabilizou o PS por se ter chegado à atual situação, considerando que o partido não “desperdiçou nenhuma oportunidade de alimentar e se alimentar das forças mais reacionárias” durante os últimos dois anos de maioria absoluta.

Apesar de reconhecer que o resultado da CDU foi “um elemento negativo”, Paulo Raimundo afirmou que é também “um sinal de resistência” e comprometeu-se a continuar a defender os direitos dos trabalhadores, anunciando que, entre 21 e 24 de março, o PCP vai promover uma “jornada de contacto com a população”.

Questionado se, após este resultado, está confiante de que a CDU consegue voltar a eleger eurodeputados nas próximas eleições europeias, em 09 de junho, Paulo Raimundo defendeu que a coligação tem “todas as condições para o fazer”.

“Imaginam o Parlamento Europeu sem a voz do PCP e da CDU? Era o fim da picada. Não era para nós, era para o povo, para os trabalhadores e para o país”, frisou.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. A propositura, por parte do PCP, de uma moção de rejeição ao programa de Governo da AD é um pleno direito, que lhe cabe e não merece qualquer contestação.
    Faz parte do jogo democrático, o qual, se o PCP fosse Poder, não existiria, de todo, como todos sabemos e é provado, à saciedade, em países onde imperam ditaduras comunistas …
    É esforço inglório, pois, pretender tapar o Sol com uma peneira …

    Porém, àparte a argumentação do próprio Partido para esta tomada de decisão da proposta de rejeição, há algo que é manifesto e salta à vista, ou seja, que esta sua deliberação deve ser interpretada, também e principalmente, como a imposição à respectiva formação política, face à sua cada vez menor expressão, cada vez mais residual, de efectuar uma necessária prova de vida …

    De notar que o PCP, além do PS, foi o único Partido, que viu reduzido o seu grupo parlamentar, no caso, em 2 (dois) deputados.

    Tudo aponta para que o futuro traga ao PCP o mesmo destino que coube a outros PC’s europeus, isto é, o acentuar gradual da sua irrelevância, ao ponto de se chegar a um ponto em que não conseguirá reunir um mínimo de base eleitoral de apoio, que lhe possibilite uma representação parlamentar.

    O seu fechamento à realidade dos factos, no que à guerra na Ucrânia concerne e o seu inaceitável e lamentável, a todos os títulos, apoio ao criminoso / agressor Putin foi o último prego no caixão, como se costuma dizer.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.