Pedro Nuno Santos reuniu apoiantes socialistas em Faro

“Portugal só será um país desenvolvido, um país rico, se for capaz de aproveitar na plenitude o seu território, se deixar de aceitar que há regiões que ficam sempre para depois”

ouvir notícia

O candidato à liderança do PS Pedro Nuno Santos disse na quarta-feira, dia 13 de dezembro, em Faro, que o centralismo ainda é uma realidade em Portugal e que o país, para aproveitar na plenitude o seu território, não pode deixar nenhuma região para trás.

“Portugal só será um país desenvolvido, um país rico, se for capaz de aproveitar na plenitude o seu território, se deixar de aceitar que há regiões que ficam sempre para depois”, afirmou, durante um encontro com militantes e simpatizantes socialistas do distrito de Faro.

O candidato à sucessão de António Costa na liderança do PS frisou que o país não pode ser “reduzido a uma pequena e estreita faixa do litoral entre Braga e Setúbal” e que “Portugal inteiro é um país que não deixa nenhuma região para trás”.

- Publicidade -

“O centralismo é uma realidade em Portugal, ainda hoje. E o centralismo tem uma explicação: ao longo dos anos, nós fomos insistindo sempre no mesmo sítio”, referiu.

O despovoamento do território, prosseguiu Pedro Nuno Santos, “não aconteceu por acaso”, aconteceu porque o país foi adotando, “durante muitas décadas, as políticas erradas”.

O candidato a secretário-geral do PS defendeu que “a melhor forma de uma região se desenvolver é ser gerida pelos próprios” e que os cidadãos de cada região devem “tomar nas suas mãos os destinos das suas regiões”.

“A regionalização é um dos nossos maiores desafios. Não põe em causa a coesão nacional, pelo contrário, garante-a. Nós só teremos coesão nacional com um desenvolvimento harmonioso. Um dos passos que falta dar em Portugal é dar instrumentos às regiões para que possam fazer o seu caminho”, sustentou Pedro Nuno Santos.

O candidato à liderança do PS afirmou ainda que “há muitos problemas que persistem no país”, que os socialistas “assumem”, e que a melhor forma de os resolver “é ouvindo as pessoas, é estando próximo delas, é sentindo os problemas dos outros, é ter empatia com os problemas dos outros”.

“Este é um dos nossos desafios: ter a capacidade de ouvir, de estar próximo, de sentir. E quando o fazemos, nós governamos bem. Quando nós somos capazes de ouvir o outro, normalmente, nós governamos bem”, sublinhou.

Além de Pedro Nuno Santos, José Luís Carneiro e Daniel Adrião são os outros candidatos à liderança do PS, com eleições marcadas para 15 e 16 de dezembro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.