Pescadores protestam contra novo regime contributivo

ouvir notícia

Federação das Associações de Pesca do Sul reúne hoje com Secretário de Estado das Pescas.
Perto de 500 pescadores de 12 associações de comunidades piscatórias do Algarve manifestaram-se frente ao Centro Distrital da Segurança Social, em Faro, na passada segunda-feira. Em causa está a alteração do regime contributivo à Segurança Social que garantem penalizador e irrealista. Durante esta semana a Federação das Associações de Pesca do Sul (FAPS) reuniu com o presidente distrital da Segurança Social e com a Governadora Civil. Durante o dia de hoje, vai reunir-se com o Secretário de Estado das Pescas.
De acordo com o presidente da FAPS, João Lopes, o novo regime contributivo vai afetar de forma negativa os pequenos proprietários da pesca. Dos cerca de três mil pescadores que calcula afetados por esta medida, foram muitos os que desde a zona da Arrifana até Vila Real de Santo António se apresentaram frente à Segurança Social, em Faro, para apresentar o seu descontentamento e apresentar os argumentos que os levam a protestar.
“O regime anterior considerava que todas as pessoas inscritas marítimas estavam contempladas nos 10 por cento descontados na lota”, explicou João Lopes ao JA. Com o novo regime, todos os pequenos proprietários de embarcações de pesca passam a integrar um novo sistema de contribuições fixo, mensal, na ordem dos 118, 64 euros, mesmo que não tenham rendimentos.
João Lopes diz que este regime não é compatível com as dificuldades vividas no setor das pescas atualmente. As despesas de exploração aumentam cada vez mais ao passo que os valores da produção estagnaram e no caso de algumas espécies reduziram várias toneladas. Os valores da comercialização do pescado também tem vindo a reduzir continuamente, frisou João Lopes explicando que é insustentável que perante menores rendimentos os pequenos proprietários sejam obrigados a pagar mais.
“A pequena pesca sente-se com a corda ao pescoço, a asfixiar”, comentou apesar de satisfeito com a reunião tida com o presidente distrital da Segurança Social. João Lopes disse que os responsáveis distritais da Segurança Social se mostraram atentos e sensíveis à situação e que garantiram que vão apresentar os argumentos dos pescadores aos seus superiores.
Contudo, caso das reuniões realizadas esta semana com os mais diversos responsáveis políticos não se traduzam em alterações ao novo regime, João Lopes diz que os pescadores vão organizar-se e preparar novas formas de luta que provavelmente serão concertadas com os pescadores do resto do país igualmente descontentes com o novo regime.

S.C.S./JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.