Portimão: As sirenes vão tocar para mais uma edição de “A Terra Treme”

ouvir notícia

“A Terra Treme” é um exercício inspirado no modelo norte-americano “ShakeOut”, é um simulacro promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que vai ser realizado pela nona vez em Portugal, associando-se também o Município de Portimão à iniciativa.

Esta ação decorre no Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, surgindo como forma de sensibilizar a população para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico.

Apesar de o exercício ter expressão nacional, a nível local o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão promoverá na Escola Secundária Poeta António Aleixo uma ação de exercício com a turma do 12.º ano do Curso Técnico Profissional de Proteção Civil.

- Publicidade -

A iniciativa, que tem lugar a nível nacional às 11h05 desta sexta-feira, apela ao envolvimento de todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, convidados a executar três gestos de autoproteção: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se se possível sob uma mesa resistente; aguardar nessa posição pelo menos um minuto.

A propósito deste exercício, que se enquadra nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, e no âmbito do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, a comunidade está convidada a marcar presença e a partilhar a sua experiência no webinar organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e

Proteção Civil, intitulado “Gestão do Risco de Tsunamis: Alerta, Aviso e Evacuação”, que decorrerá também no dia 5 de novembro, às 15:30. O acesso é livre, sem necessidade de inscrição prévia (apenas limitado à capacidade da sala virtual) através da ligação disponibilizada no website da Autoridade Nacional, em http://www.prociv.pt/pt-pt/paginas/noticias.aspx.

Os interessados podem encontrar toda a informação no endereço www.aterratreme.pt, ou registar-se em www.aterratreme.pt/como-participar/, contando oficialmente para o número total de participantes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.