Portugal, Espanha, Argentina e Brasil formalizam acordo sobre Extradição Simplificada

ouvir notícia

O ministro da Justiça português, Alberto Martins, e os seus homólogos espanhol, Francisco Caamaño, argentino, Julio Cesar Alak, e brasileiro, Luiz Paulo Barreto, assinam hoje em Santiago de Compostela, Espanha, um acordo sobre Extradição Simplificada.

Segundo o Ministério da Justiça português, a assinatura deste acordo quadripartido em matéria de extradição, com uma simplificação de procedimentos, “vem reforçar a cooperação judiciária internacional em matéria penal” estabelecida com aqueles países, enquadrando-se no objetivo de “aprofundar e reforçar os mecanismos de luta coordenada contra a criminalidade trasnfronteiriça e a impunidade, bem como em imprimir uma maior celeridade e eficácia aos processos de extradição”.

O gabinete do ministro Alberto Martins adianta que “este instrumento jurídico visa facilitar o procedimento de extradição entre os quatro Estados, introduzindo uma agilização de procedimentos, mas garantindo sempre a audição dos interessados bem como, num futuro próximo, procurar que os restantes países ibero-americanos que integram a COMJIB – Conferência de Ministros de Justiça dos Países Ibero-americanos – possam também aderir a este acordo”.

- Publicidade -

O Acordo sobre Extradição Simplificada entre Portugal, Espanha, Argentina e Brasil será assinado na Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.

A extradição é o acto pelo qual um Estado entrega a outro uma pessoa que se encontre no seu território a fim de ser julgada pelos tribunais ou para executar uma sanção imposta por uma anterior condenação.

A extradição resulta de uma convenção ou de um tratado celebrado entre dois ou mais Estados ou por força de uma lei nacional que possibilite a entrega a outro Estado da pessoa por este reclamada.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.