Projeto Criar Natal chega ao fim em Portimão

ouvir notícia

.

Esta terça-feira, Dia de Reis, chega ao fim o projeto Criar Natal 2014. Um projeto diferente, promovido pela Inovarte, que decorou o Natal em Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, e onde as tradicionais iluminações de natal foram substituídas por decorações inovadoras, feitas com muita criatividade e com materiais reciclados.

Cerca de 3000 pessoas, entre alunos, professores e pais, idosos e outros voluntários, bem como trabalhadores da câmara e da empresa municipal Emarp estiveram envolvidos, desde setembro, na produção de peças de grandes dimensões e de muitas outras mais pequenas, inteiramente feitas com garrafas e garrafões de plástico usados, que se transformaram em originais enfeites de Natal que, desde 5 de dezembro de 2014, decoraram ruas e praças do centro de Portimão.

E foi assim que, no Largo 1º de Maio, frente à câmara, foi erguida uma árvore de Natal e um iglô feito com 1300 garrafões de plástico.

- Publicidade -

Falando em números, a promotora do projeto, Ana Filipa Cruz, afirma que as chaminés à espera do pai natal foram feitas com 4000 garrafas de plástica, cada, e os presentes com 1000.

“Foi muito trabalho, muitas horas, muito empenho de todos, desde as escolas aos pais, passando pelos lares de idosos e por todos os outros voluntários”, disse.

Projeto vai continuar em 2015

Por todas as ruas do comércio tradicional de Portimão foi possível apreciar um pai natal barrigudo, um trenó puxado por renas, uma bota de pai natal gigante, a casa dos duendes, chaminés à espera do pai natal, um presépio, presentes de grandes dimensões, um boneco de neve, estrelas, sinos, e muitos outros enfeites.

Para o ano, Isilda Gomes fez votos para que o projeto possa continuar, atraindo mais voluntários e mais parceiros.

As peças serão agora armazenadas para posterior utilização no projeto Criar Natal 2015.

Este projeto foi uma iniciativa promovida pela Inovarte e pretendeu sensibilizar a comunidade local para a importância da reciclagem, através da recolha de garrafas e garrafões de plástico usados, aproveitados para a construção de peças de tamanho gigante que decoram agora alguns espaços públicos do município, contando para o efeito com a colaboração dos portimonenses.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.