Projeto vilarrealense Ka’na’mata quer aproximar as crianças da natureza

ouvir notícia

Ka’na’mata “é motivado pelo panorama que temos assistido nas últimas décadas, com o aumento do número de crianças institucionalizadas em creches, escolas e espaços educativos e recreativos, onde as crianças passam de uns para outros e no final do dia, destes para suas casas”, explicam os autores do projeto Teresa Costa e Pablo Fasano, ambos professores do primeiro ciclo. 

“Maior parte do tempo das crianças é passado num espaço interior, confinado e higienizado, sendo que no tempo que passam ao ar-livre raramente consegue manter-se um contacto pleno com os elementos da natureza, os quais são cada vez mais raros nas nossas escolas, casas e cidades”, acrescentam em comunicado. 

Segundo os autores do projeto, este panorama “agravou-se ainda mais para algumas crianças com a chegada da pandemia internacional que vivemos desde 2020” e pretendem contornar a situação através do Ka’na’mata. 

- Publicidade -

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades para “estimular a capacidade criativa e promover o desenvolvimento integral, respeitando a identidade e o ritmo de aprendizagem de cada um”, com atividades de criação artística focadas no menor desperdício possível e no respeito por todos os seres e recursos do planeta. 

Atualmente, este projeto educativo conta com seguintes serviços disponíveis para a comunidade: Ka’na’mata aos Sábados, Ka’na’mata durante as pausas letivas e Ka’na’mata para escolas. 

O primeiro serviço decorre aos sábados, entre as 10:00 e as 13:00, enquanto o segundo está agendado para as pausas letivas do Natal, Páscoa e verão entre as 09:00 e as 13:00. 

Já o Ka’na’mata para escolas está disponível para os ensinos pré-escolar, primário e secundário. 

As atividades vão decorrer na sede do projeto, localizada na Escola Básica 1.º Ciclo da Aldeia Nova e na Mata da Aldeia Nova, no concelho de Vila Real de Santo António. 

Durante o mês de dezembro, as atividades Ka’na’mata aos Sábados e Ka’na’mata durante as pausas letivas terão um preço especial de lançamento. 

A inscrição pode ser feita através do website

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.