Queixas por burla em vendas online aumentaram 71% em um ano

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O Portal da Queixa registou durante o mês de janeiro de 2021 uma média de 20 reclamações por dia, um total de 621 queixas, relativas a burlas em vendas online, um aumento de 71% face a janeiro de 2020, anunciou hoje aquele portal sem fins lucrativos.

“Os dados recolhidos apontam para perdas avultadas dos consumidores: o valor total ultrapassa os 100.000 euros, só em janeiro deste ano. É urgente promover a literacia digital dos portugueses”, defende o Portal da Queixa, que tem em marcha a campanha #NãoSejasPato, que visa informar para os perigos online e potenciar o consumo seguro na internet.

No âmbito da semana que celebra o Dia da Internet Mais Segura, o Portal da Queixa fez uma análise às reclamações recebidas por burlas online. Ao longo de 2020, foram registadas 5786 reclamações relacionadas com burlas online, um aumento de 69% face ao ano de 2019, onde foram apresentadas pelos consumidores 3415 queixas.

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Relativamente a 2021, a análise das reclamações do mês de janeiro, e respetiva comparação com o período homólogo, revela um crescimento exponencial do número de queixas face a janeiro de 2020: um aumento de 71%. Em janeiro deste ano, a maior plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas do país, recebeu 621 reclamações, sendo que, em janeiro de 2020, foram registadas apenas 363 queixas.

Denunciando ter sido burlado em 1650€, Bruno Pinto é um dos consumidores portugueses que recorreu ao Portal da Queixa para reportar o seu caso de burla online: “Hoje fui burlado em 1650€ por ter dado o código que recebi em SMS por parte do burlão. Já coloquei o meu cartão em lista negra. Apresentei queixa no portal da queixa e amanhã vou a GNR.”

A realidade é que o confinamento da sociedade e as restrições de circulação impostas pelo contexto pandémico fizeram disparar as compras online.

Dizendo-se “atento à nova sociedade digital que está a emergir e a pensar na defesa dos consumidores portugueses”, o Portal da Queixa lançou no final de 2020 a campanha #NãoSejasPato, que pretende aumentar a literacia digital da população e evitar que caia em burlas e esquemas fraudulentos.

Este movimento cívico nacional de educação para o consumo digital, integra como entidades parceiras do projeto: o OLX, o MB WAY, a Worten, os CTT, o KuantoKusta e o euPago.

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