Radiação de central japonesa já chegou aos EUA

ouvir notícia

Pequena quantidade de radiação da central nuclear japonesa foi detetada hoje na Califórnia, EUA. Níveis vão subir devido ao agravamento da situação em Fukushima.

Confirmados os prognósticos feitos ontem por meteorologistas e médicos de que os primeiros isótopos radioativos provenientes do Japão deveriam chegar à costa oeste dos EUA. Pequenas quantidades de material radioativo da central nuclear de Fukushima foram hoje detetadas pela estação norte-americana de pesquisa de radiação localizada em Sacramento, na Califórnia.

Segundo o secretário-executivo do Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares, Tibor Toth – citado pelo canal CNN -, as quantidades ainda não representam risco para a saúde humana.

- Publicidade -

A mesma opinião tem o funcionário da Agência Internacional de Energia Atómica, também citado pela CNN. “Por enquanto, não há nenhuma preocupação no Japão ou em nenhum outro lugar quanto à saúde humana”, declarou Graham Andrews.

Corrida para compra de iodeto de potássio

O anúncio provocou na Califórnia uma grande procura por pílulas de iodeto de potássio,usadas para prevenir a absorção de iodo radioativo, o que reduz a ameaça de sofrer de cancro de tiróide por causa da radioatividade.

De acordo com as autoridades norte-americanas, os resíduos tóxicos estavam a terminar o percurso dos 8 mil quilómetros de distância que separam o Japão do território continental norte-americano, levados pelas correntes das altas camadas da radioatividade.

JA/Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.