Relação dos louletanos com a Mãe Soberana é tema de conferência

ouvir notícia

“Mãe Soberana dos Louletanos: a Alma de um Povo” é o nome da conferência que vai ser proferida hoje, dia 30, por João Chagas na sala da Assembleia Municipal de Loulé.
O encontro está marcado para as 15h00 e coincide com a semana que antecede a Festa Grande em que os louletanos homenageiam a sua padroeira normalmente referida como “Mãe Soberana”. Durante esta conferência, o orador convidado irá explorar várias questões relacionadas com este culto singular. “Como e quando surgiu esta extraordinária devoção? Como é que se desenvolveu este peculiar culto? A importância das populações rurais no desenvolvimento deste culto. Como e quando surgiu a tradição dos Homens do Andor? Qual o significado desta imagem para os habitantes do concelho? Qual o significado desta imagem no contexto da região algarvia?” são algumas das questões que vão ser esmiuçadas.
Importa recordar que João Chagas integrou a Comissão das Comemorações dos 450 anos da Edificação da Ermida da Nossa Senhora da Piedade que se assinalaram em 2003 e 2004. No mesmo período foi ainda co-comissário da exposição “A Nossa Senhora da Piedade na Imprensa Regional” e em 2004 foi coautor do catálogo da exposição “Mãe Soberana – o culto, as gentes, o património”.
Esta não é a primeira palestra que dá sobre a padroeira dos louletanos uma vez que já em 2008 falou sobre a História da Nossa Senhora da Piedade no Palácio da Independência, em Lisboa, a convite da Casa do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.