Rogil quer atrair mais pessoas para as zonas rurais

ouvir notícia

Com praias de sonho, boa gastronomia e paisagens deslumbrantes, a freguesia do Rogil, no concelho de Aljezur, tem tudo para ser uma terra com futuro. No entanto, a falta de empregos empurra muitos habitantes para outras paragens. Uma situação que poderá mudar em breve, pois, segundo Eliezer Candeias, presidente da junta, “há uma grande procura de terrenos onde se possa construir uma habitação” no Rogil.

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?
Assumi funções em 1997, numa altura em que não havia apoio domiciliário, posto médico, acessos dignos às praias, posto de turismo, parque de merendas, um recinto para feiras e mercados. Também não existia armazém para guardar o que fomos adquirindo, nem viaturas para apoio aos serviços administrativos e aos meios de produção.

Quantos habitantes tem a freguesia?
Segundo os últimos censos em 2001 foram registados 1.182 residentes.

- Publicidade -

Como define a freguesia?
Rogil é uma freguesia rural, com boas praias, boa gastronomia, zonas rurais, e o local onde se produz a melhor batata-doce no país.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?
Há obras que, mesmo sendo de pequena dimensão, contribuem para a qualidade de vida, como o calcetamento de várias ruas, acessos às praias, recinto de mercados e feiras, posto de turismo, ampliação do cemitério e construção de gavetões para urnas perpétuas e gavetões para ossadas, entre outras.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?
No meu entender, o que faz mais falta à nossa freguesia é a fixação de pessoas e haver mais empreendedorismo para gerar riqueza, além de promover o emprego e atrair mais serviços.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?
A requalificação do mercado municipal, que já está em execução, e temos em projeto a construção de uma nova sede para a junta de freguesia.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?
Há casos em que a junta apoia, enquanto noutros faz o encaminhamento para os serviços que prestam ajuda a quem precisa. Todos os anos, no Natal, temos colaborado com outras entidades na entrega de cabazes de Natal e lembranças.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?
Tenho uma perspetiva de desenvolvimento boa, principalmente na área do turismo, pois há uma grande procura de pequenos terrenos onde se possa construir uma habitação.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?
Aconselharia a visitar as praias. E temos um posto de turismo onde os visitantes podem adquirir todas as informações úteis, da freguesia e do concelho.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…
Vamos continuar no caminho social e do desenvolvimento, trabalhando para que esta freguesia seja cada vez mais atrativa.

FICHA PESSOAL:
Nome:
Eliezer João Candeias
Idade: 60 anos
Presidente da Junta desde: 1997
Partido: Partido Socialista (PS)

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.