Ruben Faria: “Dakar 2015 será exigente”

ouvir notícia

Ruben Faria (KTM)

O piloto algarvio Ruben Faria ficou hoje a conhecer o percurso do rali Dakar 2015, que volta a disputar-se na América do Sul. A apresentação oficial do traçado definitivo decorreu esta manhã no Pavilhão Gabriel, junto aos Campos Elísios, em Paris.

Foi, como é hábito, o director de prova, Étienne Lavigne, quem apresentou o traçado, que levará a caravana ao longo de 14 dias a percorrer quase 9.300 quilómetros entre a Argentina, Bolivia e Chile. Do total de quilómetros agendados para os 13 dias de competição, quase 4.800 serão cronometrados e serão muitos os sectores de elevada altitude, acima dos 3.600 metros, a enfrentar por todos os pilotos.

Refira-se que só alguns dias antes do arranque da maratona será revelado o traçado definitivo. No entanto, e após uma primeira análise, o piloto da KTM confirma que será novamente “um Dakar exigente”.

- Publicidade -

“Depois de ter visto este desenho fica claro que a primeira semana será bastante exigente. Vamos atravessar os Andes e encontrar muitas pistas a altitudes elevadas e isso pode ser muito complicado para os pilotos como já vimos no ano passado. Ao mesmo tempo as especiais iniciar na Argentina deverão ser muito rápidas e isso vai obrigar a um ritmo forte desde o início mas sem cometer erros porque uma queda a alta velocidade pode significar o final da prova.”, considera Ruben Faria.

Mas se a primeira semana tem os seus pontos altos, a segunda metade dos 13 dias de competição serão ainda mais duros “garantidamente”.

“Temos duas especiais maratona com elevada quilometragem na segunda semana de prova que serão com toda a certeza decisivas para o resultado final. Vamos ter seguramente uma prova muito dura.”, refere o piloto algarvio.

Faria recupera de fratura da clavícula

Ruben Faria faz assim uma primeira antevisão ao Dakar 2015, ele que está ainda a recuperar da fractura na clavícula direita sofrida na Baja de Portalegre no início do mês, recuperação essa que não coloca em risco a sua presença em Buenos Aires no arranque da prova a 4 de janeiro.

“A recuperação está a decorrer com normalidade e sem qualquer problema até ao momento. Naturalmente que fiquei impedido de poder treinar da forma que mais desejava, mas alterei o meu plano de trabalho e continuo a preparar-me para o Dakar. Em breve poderei retomar os treinos com moto e vou estar em Buenos Aires preparado para lutar pelos meus objectivos, que passam por estar nos três primeiros no final da corrida.”, explica.

Ruben Faria é o piloto português com melhor resultado na prova sul-americana depois de ter sido segundo classificado em 2013, já então aos comandos da KTM oficial, equipa que continuará a representar em mais uma participação na prova.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.